Investimento RS RSS Mato Leitão

Obras de passeio público mudam visual do Centro

Programa Municipal de Construção de Passeio Público começaram em outubro do ano passado (Foto: Divulgação)

O visual da rua Ervino Kuhn, uma das principais do Centro de Mato Leitão, está mudando e para melhor. Através de uma parceria entre o público e o privado estão em andamento projetos de construção de passeio público (calçadas). As obras em quatro trechos, executadas por uma equipe da Secretaria de Obras, estão concluídas.

As adesões ao Programa Municipal de Construção de Passeio Público começaram em outubro do ano passado, após reuniões do prefeito Carlos Bohn e equipe da Prefeitura com proprietários de imóveis. A execução é exclusiva para trechos de vias já pavimentadas no perímetro urbano.

O casal Valdemir e Seli Koch, residente da Rua Ervino Kuhn, não perdeu tempo e encaminhou a adesão. “Foi a melhor coisa que poderia ter ocorrido. Vai valorizar os imóveis. Isso sem falar que as pessoas não precisam mais caminhar no asfalto, disputando espaço com os veículos”, disse Seli. Ela lembrou que, logo depois do anúncio das inscrições, o esposo se mobilizou e procurou os vizinhos para confirmar a adesão. “Fomos um dos primeiros grupos a fazer o requerimento. Não dá pra perder uma chance dessas”, completou.

Para participar, os moradores devem se organizar em grupo (rua, quadra ou lado de quadra) e encaminhar requerimento na Prefeitura. Os projetos são padronizados e visam a segurança dos pedestres, embelezamento da cidade e valorização dos imóveis.

Competência

– Prefeitura: elaboração do projeto; preparação da cancha; fornecimento de pó de brita e areia; colocação dos bloquetes e serviço de máquinas

– moradores: organizar-se em grupos preferencialmente com 100% de adesão; aquisição e pagamento dos bloquetes; construção de muro quando necessário

Pedidos

– Rua Ervino Kuhn: trecho entre as ruas Pedro Léo Adams e Hortênsias;

– Rua Ervino Kuhn: quadra entre as ruas 10 de Novembro e das Orquídeas;

– Rua Vendelino Heinen: entre as ruas Leopoldo Hinterholz e Ervino Kuhn;

– Rua das Orquídeas: trecho entre a Rua Ervino Kuhn e Área de Preservação Permanente;

– Rua Ervino Kuhn: entre as ruas Vendelino Heinen e Martin Henckes;

– Rua Ervino Kuhn: quadra entre as ruas Otto Buggs e 10 de Novembro;

– Rua Martin Henckes: entre as ruas Leopoldo Hinterholz e Ervino Kuhn;

– Trecho defronte Igreja Evangélica no início do Acesso 20 de Março.

Texto: Ascom Mato Leitão