Meio Ambiente RS RSS Arvorezinha

Oficina de reciclagem embeleza Escola Orestes de Britto Scheffer

Cerca de 12 alunos participaram do projeto “Férias em Ação” (Foto: Divulgação)

Um dos grandes desafios dos governos, inclusive da gestão municipal, é dar destinação para os pneus usados e inservíveis, por se tratar de material difícil de degradar-se, levando cerca de 600 anos para decompor-se totalmente.
Para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, uma iniciativa das professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oreste de Britto Scheffer de Arvorezinha, foi usar a criatividade para reutilizar esse material, que gera um prejuízo grave se descartado de forma incorreta.

O projeto teve início em janeiro e, se estendeu até o dia 14 de fevereiro, coordenado pelas professoras Angélica, Bibiana e Dilvane, reuniram cerca de 12 alunos, e tiveram no total nove encontros no período de férias dos alunos, nomeado como “Férias em Ação”.

Além do aprendizado, os alunos contribuíram para a construção de um espaço de lazer diferenciado na Escola, onde foram instalados puffs, poço para flores, xícaras, nos murros instalados hortas suspensas para o cultivo de temperos, chás e hortaliças. Também instalaram composteiras, que resultará em adubo, proveniente da matéria orgânica descartada pela escola. Ainda tiveram outras atividades reutilizando outros tipos de materiais para confecção de outros utilitários.

“As oficinas de artesanato e reciclagem ensinam o aluno a respeitar o colega, o espaço e o material, pois focamos no trabalho em equipe e compartilhamento de materiais. As crianças evoluem em todos os aspectos, desenvolvem a concentração e isso reflete positivamente no rendimento da aprendizagem”, pontuou Angelica. Finalizou agradecendo a parceria das professoras a ajuda dos voluntários, da direção da escola, do CRAS, de doações das tintas e pincéis e também as equipes da prefeitura que não mediram esforços pra que o projeto se realizasse.

Texto: Ascom Arvorezinha