Social Rural - Agricultura Estrela

Oficina encerra série de atividades com comunidade kaingang de Estrela

Uma oficina realizada na tarde de quinta-feira (15/08) foi a quinta e última etapa de uma série de atividades realizadas com indígenas da Aldeia Kaingang do Coqueiro, em Estrela. No encontro, a representante do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) cedida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) do município, Sandra Perotti Ely, apresentou técnicas de incorporação de fios e tecidos como uma forma de ampliar a variedade de materiais utilizados pelos integrantes da aldeia, mas sem perder a essência daquilo que caracteriza o artesanato do grupo.

Na ocasião, representantes da Emater/RS-Ascar também repassaram para as famílias kaingangs 28 kits de artesanato contendo rolos de fios encerados, tecidos e anilina. A ação integra os planos socioassistenciais da entidade e tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Governo do Estado. “O objetivo é o de aprimorar os trabalhos artesanais já desenvolvidos, reforçando os aspectos visuais de cada peça, resgatando também a cultura da etnia”, explica a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira.

Entre as peças produzidas pelos indígenas estão filtros dos sonhos, guirlandas, colares e pulseiras, que são comercializados não apenas em Estrela, mas também em Lajeado, Teutônia e Arroio do Meio. “Para nós é uma forma de aprender e de melhorar aquilo que já estamos fazendo”, salienta a kaingang Maria Sandra Soares. Em sua fala, celebra o fato de as vendas de artesanato terem aumentado desde que passaram a qualificar as peças, que tem preços variando entre R$ 5 e R$ 40. “Muitas vezes não volta quase nada pra casa”, celebra.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald