Emprego RS RSS Estrela

Oficina oportuniza nova capacitação na busca pelo emprego

Curso envolveu participantes de dois grupos de trabalho da Sedesth (Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), realizou mais uma oficina visando a introdução ao mercado de trabalho de pessoas de baixa renda ou idade avançada. Na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), no Centro, reuniu na tarde desta segunda-feira (12) participantes de outras duas frentes de capacitação desenvolvidas pela pasta ao longo do último semestre e que igualmente objetivam o ingresso no mercado de trabalho. O foco agora foi o desempenho dos candidatos no contato direto com o empregador, como a temida entrevista.

A aula, única, foi realizada na tarde desta segunda-feira (12), e ficou a serviço do comunicador Fabiano Conte, com experiência na área e parceiro da Sedesth nesta frente de atuação. Reuniu alguns dos participantes do curso de capacitação para Cuidador de Idosos, uma iniciativa que foi tocada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e que envolveu na sua maioria residentes no Loteamento Nova Morada I e II, em Novo Paraíso. Outra frente englobada foi a dos participantes do Projeto Encaixe, que neste ano buscou orientar pessoas com mais de 50 anos com dicas e informações para o reingresso no mercado de trabalho.

O objetivo da aula conjunta foi passar orientações a pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Além de tratar de temas gerais como a importância de manter-se atualizado, saber lidar com novos desafios, redirecionar carreira, permitir o contato com novas pessoas, elaborar currículos e manter-se motivado para buscar sempre o melhor, o encontro teve como principal foco um dos momentos cruciais na hora se obter uma vaga: “a entrevista de emprego”. Dicas de como se portar, vestir e outras questões foram abordadas.

O secretário da Sedesth, José Itamar Alves, participou da abertura da aula. “Estamos sempre buscando proporcionar experiências que possam facilitar a preparação de nossos trabalhadores, principalmente os de baixa renda, as pessoas de mais idade ou os mais jovens, visando o ingresso ou reingresso no mercado de trabalho”, explica. Conte avalia. “São raras as prefeituras que dão tantas oportunidades ao seu trabalhador. Não apenas de se buscar ou ter o contato mais direto com as ofertas de emprego, mas igualmente de melhor prepará-los para o sucesso na sua investida”, destaca.

Segundo o coordenador do Trabalho da Sedesth, Éder Follmann, neste ano mais de 800 famílias já foram beneficiadas com as diversas frentes de capacitação proporcionadas pela Sedesth. “E acreditamos que vamos superar as mil famílias. Tanto de jovens em estágios ou primeiro emprego, como das pessoas de mais idade ou menor renda que obtiveram sucesso na busca pelo trabalho fixo. E isso se deve a este e outros projetos da Sedesth e pela confiança de empresas parceiras como BRF, Atacadão, Plastrela e Languiru, entre outras, no serviço por nós desenvolvido.” No próximo dia 22 será realizada a entrega de certificados à sétima turma de formação do Programa Jovem Aprendiz, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores de Estrela. Mais informações pelo telefone 3981-1052.

Texto: Ascom Estrela