Social Saúde Encantado

Oficinas do CAPS estão ocorrendo em novos formatos

As oficinas terapêuticas do CAPS estão sendo realizadas em novos moldes e com um menor número de participantes em função da pandemia. A adaptação tem por objetivo proporcionar o atendimento aos usuários seguindo todos os protocolos de saúde e cuidados em relação ao Coronavirus.

As oficinas terapêuticas têm o artesanato como a principal atividade. Enfeites, pintura, costura, trabalhos com EVA são algumas das atividades desenvolvidas, orientados por profissionais. Normalmente os trabalhos realizados são sobre uma temática ou data comemorativa, como nesse período o Natal.

Conforme a coordenadora de uma das oficinas e psicóloga Gisele Santin, os pacientes usam o artesanato confeccionado nas oficinas, a exemplo desse período natalino, para enfeitar as suas casas. “Isso é bom para a autoestima deles, pois é algo feito por eles”, comenta.

Geralmente no final das oficinas, os participantes fazem uma caminhada e um alongamento de relaxamento aproveitando o espaço em meio à natureza que o Parque João Batista Marchese tem. Os pacientes que se enquadram em critérios de risco continuam fazendo as oficinas de forma individual. Os profissionais do CAPS fazem as visitas domiciliares e entregam o material, dando as orientações de como realizar os artesanatos e as atividades.