Investimento Cruzeiro do Sul

Ônibus escolar, recursos para a Saúde e casas populares foram pedidos de Cruzeiro em Brasília

Na última semana o prefeito de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild, com o secretário da Saúde e Saneamento, Israel Moccelin, estiveram na Capital Federal – Brasília.

Conforme o prefeito os representantes cruzeirenses estiveram em vários gabinetes, de todas as siglas partidárias para reforçar pedidos antigos e encaminhar novas demandas, assim como convidar os representantes políticos para a 7ª ExpoCruzeiro e Festa do Aipim. Hauschild destaca que também foi encaminhado o pedido por um ônibus escolar de 59 lugares, recursos para a Pasta da Saúde e para incremento do Piso de Atenção Básica (PAB).

Com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em agenda pedida pelo senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP), que por sua vez foi solicitada pela Administração de Cruzeiro, por meio do prefeito e do secretário da Assistência Social e Habitação, Ubirajara da Silva Marques, foi encaminhado o pedido para construção de 72 casas populares. Na ocasião o ministro declarou que está sendo montando um programa para atender esse tipo de demanda. Este, basicamente estará voltado para atender a demanda já existente. O ministro salientou que ainda há muita casa já iniciada a ser paga, mas também deverá haver verba para novos pedidos, dos quais, Cruzeiro do Sul estará em uma pré-lista, com possibilidade de seleção. Conforme os representantes, isso não é uma garantia de que o município irá conseguir, mas é uma semente plantada.

Na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ocorreu um encontro com o presidente nacional, Ronaldo Nogueira. Na oportunidade, o prefeito de Cruzeiro, juntamente com o prefeito de Progresso, Gilberto Gaspar Costantin, o Tigrão, em nome do G8 – Oito municípios desmembrados de Lajeado – pediram prioridade no pagamento da próxima parcela para construção da Central de Triagem, a qual está com a obra paralisada, aguardando a liberação do recurso. De acordo com Nogueira, a Funasa atualmente passar por remodelação e hoje está sem engenheiros em Porto Alegre, para realizar a vistoria no local da obra, em Progresso. Contudo o presidente garantiu que é uma situação que está por ser resolvida, tendo em vista estar sendo encaminhada a contratação de dois novos profissionais. Além disso, o G8 tem convênio para a compra de um caminhão compactador, que também está em fase de análise técnica da Funasa para liberação da compra.

O secretário Moccelin também participou de um congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento transcorreu no Ulysses Guimarães Centro de Convenções, em Brasília. Com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, o Congresso promoveu o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro foi um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS – Sistema Único de Saúde.

Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul