RS Polícia

Operação Desmanche prende quatro pessoas em São Sebastião do Caí

A ação apreendeu cerca de 200 toneladas de sucata automotiva (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)
A ação apreendeu cerca de 200 toneladas de sucata automotiva (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

A 18ª edição da Operação Desmanche, nesta segunda-feira (25), no município de São Sebastião do Caí, fechou dois estabelecimentos irregulares e prendeu quatro pessoas, por receptação e crime ambiental. Um dos presos tentou fugir e foi capturado por policiais militares.

Nos locais fiscalizados, os peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) e agentes e policiais do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) identificaram um motor com registro de roubo/furto e outros sete com a numeração suprimida ou adulterada. Foram apreendidos, também, R$ 10 mil em espécie.

Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Montenegro. Eles serão indiciados por crime ambiental, artigo 56 da Lei 9.605/1998, por abandono, armazenamento e descarte de produto perigoso em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. A pena para esses casos é de reclusão (um a quatro anos) e multa.

A expectativa dos coordenadores da força-tarefa é de que sejam encaminhadas para trituração cerca de 200 toneladas de sucata automotiva, da ação desta segunda-feira. Até agora, nas 17 edições da operação, foram 32 estabelecimentos fechados, 30 pessoas presas e 1.293 toneladas de sucata apreendidas e trituradas. São Sebastião do Caí é o nono município de atuação da Operação Desmanche, e segundo da região do Vale do Rio Caí. Os demais municípios são: Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro e Alvorada.

Texto: Ascom Estado