RS RSS Destaques Polícia

Operação Papai Noel tem lançamento no centro de Porto Alegre

Além do efetivo orgânico dos órgãos policiais militares que atuam nestas áreas, haverá participação do Batalhão de Operações Especiais, do Policiamento Montado, dos Pelotões Especiais de Motociclistas (Foto: Rafael Silva/ BM)
Além do efetivo orgânico dos órgãos policiais militares que atuam nestas áreas, haverá participação do Batalhão de Operações Especiais, do Policiamento Montado, dos Pelotões Especiais de Motociclistas (Foto: Rafael Silva/ BM)

A Operação Papai Noel teve lançamento, na manhã da segunda-feira (5), pela Brigada Militar, com atuação do Comando de Policiamento da Capital, no Centro de Porto Alegre. Com foco na área comercial no período de dezembro, a Operação ocorre em todos os municípios gaúchos para coibir assaltos ao comércio, a instituições bancárias e a clientes, em períodos de maior incidência desses delitos. As áreas de atuação em Porto Alegre onde haverá reforço policial são Centro Histórico, Azenha, Assis Brasil, Wenceslau Escobar e entorno de shoppings.

Além do efetivo orgânico dos órgãos policiais militares que atuam nestas áreas, haverá participação do Batalhão de Operações Especiais, do Policiamento Montado, dos Pelotões Especiais de Motociclistas. Os horários de policiamento durante este período serão estendidos, buscando atender todo o horário comercial e o volume de pessoas que circulam nessas regiões para fazer suas compras com maior tranquilidade. A Operação Papai Noel vai até o dia 31 de dezembro.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Cruz, dezembro é um mês fundamental para o comércio quando as pessoas costumam gastar o dobro em compras. Ele destaca a importância da Operação Papai Noel para a segurança do consumidor e elogia a corporação. “A Brigada Militar está fazendo um bom trabalho com a Operação Avante e, agora, com a Operação Papai Noel, vai coibir os assaltantes, pois vão estar aqui a postos. Tenho certeza que a Brigada vai estar ainda mais presente neste período e de maneira ainda mais efetiva coibindo os assaltos”.

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Mario Iukio Ikeda, recomenda às pessoas mais cuidados quando forem, por exemplo, sacar grandes quantias de dinheiro no banco, ter atenção ao sair de agências bancárias e não deixar nenhuma sacola ou pacote exposto no interior de veículos. “São pequenos cuidados que precisamos ter para evitar a ação de delinquentes que estão à espreita nessa época do ano. Nesse período do ano, as pessoas vão mais às compras, e estaremos atuando, como sempre, para prevenir delitos. O cidadão também precisa ter atitudes pró-ativas para ajudar a prevenir ação de criminosos que atuam aproveitando as oportunidades”, alertou.

Segundo o subcomandante-geral da Brigada Militar, Andreis Silvio Dal’Lago, a Operação Papai Noel é a terceira grande operação na qual a corporação se envolve. “Teremos quatro operações ainda neste final de ano, além da Operação Papai Noel. São elas a Operação Avante, no eixo Porto Alegre-Novo Hamburgo; a Avante Rural, que abrange 80% dos municípios do Rio Grande do Sul e tem obtido ótimos resultados; e a Operação Golfinho, que inicia no próximo dia 16”, disse Dal’Lago.

O subcomandante salientou que os 165 alunos que estão em curso na Academia de Polícia Militar serão designados para trabalhar nos finais de semana, até a formatura, que ocorre no próximo dia 30. “Também há um grupo atuando no Natal Luz, em Gramado. A partir de 2 de janeiro eles estarão na rua, no eixo de Porto Alegre a Novo Hamburgo, agindo no policiamento ostensivo”.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, afirmou que, desde o início de sua gestão na SSP, vem trabalhando em parceria com as entidades empresariais. “A Operação Papai Noel representa a participação ativa do poder público na garantia da segurança dos cidadãos e dos direitos dos comerciantes regulares, que pagam imposto e fomentam a nossa economia”. Participaram da solenidade oficiais e praças da Brigada Militar, demais autoridades e presentes no local.

Texto: Ascom RS