Alimentação Rural - Agricultura Cruzeiro do Sul

Organismo de Controle Social Orgânicos do Vale se reúne em Cruzeiro do Sul

O Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos do Vale esteve reunido na quarta-feira (14/10), na propriedade da agricultora Márcia Burghardt de Cruzeiro do Sul. Integrado por seis agricultores familiares de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, além de técnicos da Emater/RS-Ascar e representantes de consumidores, o OCS comercializa alimentos orgânicos diversos em feiras ou mesmo por meio de mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O objetivo do encontro de ontem foi o de realizar uma oficina sobre produção de biofertilizante enriquecido com macro e micronutrientes que, além de estimular o metabolismo das plantas com adição de agentes biológicos antagônicos às doenças, aumenta a defesa dos cultivos, proporcionando equilíbrio nutricional. Na ocasião, o extensionista da Emater/RS-Ascar engenheiro agrônomo Marcos Schäfer mostrou o passo a passo para a elaboração do biofertilizante e quais os ingredientes orgânicos e minerais que devem ser utilizados.

Outra etapa da atividade foi a vistoria feita pelo próprio grupo na propriedade anfitriã, com a intenção de ser verificada a “conformidade orgânica”, que possa garantir a produção como livre de contaminações. “Nessa vistoria são observadas desde as barreiras que limitam as divisas com vizinhos, até chegar a análise do caderno de campo”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheira agrônoma Andréia Binz Tonin. O fechamento do evento contou com reunião e debate de pautas. “Foi um encontro importante que retoma as atividades presenciais, com todos os cuidados de saúde relativos à pandemia de covid-19”, explica Andréia.

Em novembro haverá uma nova atividade para vistoria de conformidade orgânica, desta vez na propriedade do agricultor Leandro Lange. A Emater/RS-Ascar atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Todas as atividades integram o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo).

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald