Cultura Social Meio Ambiente Destaques Bom Retiro do Sul

Orla às margens do Rio Taquari dará destaque a natureza e ao Centro Histórico de Bom Retiro do Sul

Bom Retiro do Sul terá orla às margens do rio Taquari

A Administração Municipal dá mais um passo para a preservação do patrimônio histórico e cultural de Bom Retiro do Sul. Com uma história construída a partir das margens do rio Taquari, a valorização deste espaço começa a ganhar novos traçados.

Com o objetivo de ressaltar a arquitetura e o patrimônio histórico, assim como de fomentar o turismo e valorizar os costumes da comunidade, a primeira fase de um projeto que será ainda mais amplo, está iniciando com a delineação de uma Orla às margens do rio, compreendendo o trajeto entre o complexo turístico da Marina, na rua Borges de Medeiros, passando pela rua Álvaro Haubert até a rua São Manoel, no bairro Centro Cidade Baixa.

Neste trajeto será construído um novo passeio público, mais moderno e harmonioso, em substituição ao já existente. Serão instaladas também proteções metálicas, bancos, lixeiras e floreiras. No final do trajeto junto a rua São Manoel, a rampa de acesso ao rio Taquari, reaberta pelo município recentemente, será pavimentada.

De acordo com a Administração Municipal, este investimento inicial no local dará aos visitantes um novo ponto de lazer e turismo, com novos ângulos para observação do rio Taquari e da Barragem Eclusa, assim como poderão ser apreciados os prédios históricos ao longo do trajeto e as demais construções e pontos turísticos próximos.

A ordem de início de obras foi emitida na manhã da quarta-feira, 12 de agosto, após liberação do recurso pela Caixa Econômica Federal no dia anterior. As obras serão realizadas pela empresa RCH Pavimentações e Construções EIRELI, vencedora do certame licitatório. O investimento na obra é de cerca de R$ 249.904,42. Os recursos são de emenda parlamentar do deputado Paulo Pimenta (PT).

 

Realocação dos recursos

Em 2018, quando o município foi contemplado com a emenda parlamentar do deputado Paulo Pimenta (PT), por intermédio dos representantes do Partido dos Trabalhadores no município, projetou-se numa primeira etapa a construção de um Mirante em frente ao Centro Administrativo. Porém, com os imprevistos técnicos que surgiram, optou-se por dar andamento no projeto de construção da Orla, revitalizando o passeio público até o acesso ao rio Taquari, valorizando o centro histórico do município.

Mesmo com a alteração na ordem dos projetos, a Administração Municipal seguirá empenhada em viabilizar a construção do Mirante, com a captação de novos recursos e solucionando os contratempos que surgiram.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias