Cidade Eventos Destaques

Orquestra de Candelária emociona Rio Pardo

Apresentando sucessos da Turnê Instrumental II, a Orquestra de Candelária encantou Rio Pardo na noite desta quinta-feira (12), durante a programação do aniversário de 212 anos da cidade.

Para o evento, o grupo preparou um repertório diversificado, com sucessos nacionais e internacionais. A abertura da apresentação foi realizada com a música “Origens”,  do Cancioneiro Gaúcho. “My Way”, de Frank Sinatra, uma das músicas populares mais gravadas da história, foi escolhida para dar sequência à apresentação.

Evidenciando a cultura gaúcha, a Orquestra interpretou “Gritos de Liberdade”. E após o show continuou com uma das mais belas canções internacionais de todos os tempos, “I Will Always Love You”, música que ficou marcada como trilha sonora do filme “O Guarda Costas”. Para cumprir a promessa de levar ao público um show diversificado, a Orquestra apresentou sua versão musical inspirada na dupla Milionário e Zé Rico.

“Cantar campo afora”, trecho da música “Os Cardeais” de Cesar Passarinho, serviu para ilustrar o sentimento do grupo em voltar às apresentações presenciais. O show desta quinta-feira foi o segundo presencial, depois de quase dois anos.

“Do Fundo da Grota” foi mais um sucesso apresentado. Com letra peculiar que fala sobre a vida no campo, a música escrita pelo cantor gaúcho Antônio César Pereira Jacques, conhecido popularmente como Baitaca, sempre empolga o público.  A noite seguiu com canções internacionais e sucessos do grupo “Mamonas Assassinas”.

“Nos últimos tempos, com tudo que aconteceu, em meio a uma pandemia mundial que nos fez repensar tantas coisas em nossas vidas, em que tivemos que ficar quietinhos em nosso cantinho para nos proteger e aqueles que amamos, a palavra resiliência nunca teve um sentido tão amplo”, com esta fala o grupo deu início à canção “Dias Melhores”, da banda Jota Quest, reafirmando a esperança, literalmente, em dias melhores.

O público que se concentrou em frente à Igreja Matriz da cidade também pôde conhecer a história da Orquestra de Candelária, que nasceu no ano de 2014 a partir de uma conversa informal entre o Maestro Alan Wagner e o Maestro Francisco Veloso que perceberam em Candelária um grande movimento artístico e cultural, com potencial para execução de um projeto que reunindo música, cultura, entretenimento e educação.

Acolhida pela Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo e com o apoio do Poder Público Municipal, que na época contava com a gestão do então prefeito Paulo Roberto Butzge, formou-se o grupo que hoje conta com 18 integrantes.

A turnê instrumental da Orquestra de Candelária conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio de Lojas Benoit. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.