Cultura Natal Eventos Destaques Lajeado

Os Fagundes, Nenhum de Nós e Tholl são destaques da Parte Cultural 2019 do Natal no Coração

Banda Nenhum de Nós se apresenta dia 19

Seis grandes atrações prometem abrilhantar ainda mais a programação do Natal no Coração de Lajeado. Com incentivo do Ministério da Cidadania, a Parte Cultural 2019 do projeto traz ao município espetáculos que vão desde o tradicionalismo gaúcho até o encanto do teatro em palco montado no Parque dos Dick. A entrada para todos os shows é gratuita.

13/12, sexta-feira
A programação inicia nesta sexta-feira com a Apresentação de Natal do Centro Lenira Maria Müller Klein da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). Atualmente, a entidade atende o total de 300 crianças que fazem parte da Educação Infantil e Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na noite, todos participarão das apresentações artísticas natalinas nas modalidades de dança, teatro e música. Além disso, o Conjunto Instrumental e o Coral Cantando e Tocando Alegria de Viver farão uma participação especial.

 

14/12, sábado

No sábado, é a vez do tradicionalismo do grupo Os Fagundes. Com 18 anos de estrada, a banda reúne a família de músicos já consagrada no cenário estadual. Os irmãos Ernesto, Neto e Paulinho Fagundes dividem o palco em uma homenagem especial ao pai, Bagre Fagundes, que introduziu a cultura musical na vida dos filhos. Além deles, Nico Fagundes (in memoriam) é lembrado constantemente ao longo dos espetáculos. Em Lajeado, canções clássicas como De filho para pai, Origens, Galpão Crioulo e Canto Alegretense integram o repertório do show.

 

17/12, terça-feira

A reunião de duas orquestras promete trazer à tona toda a magia do Natal.  O encontro entre a Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e a Orquestra Jovem de Lajeado será garantia de boa música. Fundada em 1986, a Oclaje vem contribuindo para a formação de músicos, beneficiando muitos jovens e disseminando a música instrumental como promotora da cultura. Sob a tutela do maestro Carlos Henrique Hickman, o grupo conta atualmente com 33 integrantes.

Contando com a jovialidade dos seus integrantes, a Orquestra Jovem de Lajeado leva ao público uma nova leitura de clássicos da música popular, passando por Luiz Gonzaga, Frenéticas, Roupa Nova e Van Halen, entre outros muitos. E é nesse estilo que está o diferencial da Orquestra: o nome não significa que seja composta somente por jovens, mas sim indica um repertório que se diferencia das orquestras tradicionais que tocam músicas clássicas. A Orquestra é composta por instrumentos de sopro, percussão, harmonia e vocalistas.

 

19/12, quinta-feira
Com 33 anos de carreira, o Nenhum de Nós é atração no dia 19 de dezembro, uma quinta-feira. A banda já superou a marca de 2 mil shows, tendo lançado 17 discos, três DVDs e um EP, trajetória que já rendeu inúmeros prêmios. Em maio de 2018, a banda encerrou a tour que divulgava o EP “Doble Chapa”, lançado em abril do mesmo ano, e iniciou a “Paz e Amor Tour”, em comemoração ao relançamento dos álbuns “Paz e Amor” (20 anos) e “Paz e Amor Acústico” (10 anos). Para a apresentação no Parque dos Dick, o público cantará junto sucessos como Astronauta de Mármore, Deixa o Sol Entrar e Camila, Camila.

 

Tholl

21/12, sábado

No dia 21/12, sábado, é a vez do espetáculo circense “No Natal Daquele Ano” do Grupo Tholl. Uma das apresentações mais esperadas de toda a programação, o grupo pelotense trará ao palco uma encenação única de um resgate do Natal, sem deixar de fora as incríveis performances de força, equilíbrio e agilidade no palco. A apresentação contará com a participação de uma tradutora de libras.

 

22/12, domingo

Fechando o cronograma de apresentações do projeto, no dia 22 sobe ao palco a Porto Alegre Companhia de Dança. Com o espetáculo “As Únicas Coisas Eternas São as Nuvens”, o grupo propõe uma viagem coreográfica pela obra do poeta Mario Quintana através da dança. No título, traz esta epígrafe do poeta que se refere ao tempo através da referência ao ciclo da água, às mudanças que acontecem acompanhando a passagem das nuvens, eternas a cada instante. Assim como Tholl, a apresentação também contará com a participação de uma tradutora de libras.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Natal no Coração – Parte Cultural 2019 é uma realização da Prefeitura de Lajeado e Affecto. O evento conta com o patrocínio master da Atlas, patrocínio ouro Docile, Charrua, Imec e Unifertil, patrocínio prata Benoit, Mondial e Scala. Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Fotos: divulgação
Assessoria de Imprensa de Lajeado