Saúde Anta Gorda RSS

Os “noventões” de Anta Gorda participam de projeto especial

Dona Norma com as organizadoras do projeto (Foto: Divulgação)
Dona Norma com as organizadoras do projeto (Foto: Divulgação)

O brilho nos olhos complementou a expressão de felicidade visível na face de dona Norma Mariotti, ao receber a visita das representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em sua casa. O entusiasmo apresentado teve um motivo especial. No dia oito de junho, ao completar 91 anos, ela foi agraciada com uma festa de aniversário diferente. “Tenho três filhos que não moram comigo, mas sempre me visitam e, no meu aniversário, vem comemorar. Mas para minha alegria, recebi amigas da terceira idade e coordenadoras do CRAS nesse ano também. Até torta me trouxeram”, conta ela.

A iniciativa faz parte do “Valorizando a Vida Após os 90” que já possui quase 30 idosos com mais de 90 anos cadastrados. Conforme a coordenadora do CRAS, responsável pelo projeto, Anadir Canello Souza, o objetivo é proporcionar momentos de descontração, alegria, socialização e integração àqueles que são “riquíssimos em cultura, conhecimento e histórias para contar”.

Os participantes sentem-se valorizados. “Foi muito bonito, lindo demais, adorei mesmo. Me emocionei ao ouvir e cantar junto Santa Luzia, que é uma das minhas músicas preferidas. Passei a ter um carinho ainda maior por todas essas pessoas que me valorizaram, vindo me ver”, conta dona Norma, exibindo uma memória exemplar.

Saiba mais sobre o projeto
O “Valorizando a Vida Após os 90” iniciou em fevereiro, já comemorou oito aniversários em residências de idosos e outros estão agendados. A primeira etapa do projeto consistiu na formação da lista para visitações, em parceria com os Clubes de Mães e agentes comunitários de saúde. Após, são realizadas visitas para cadastramento. Na oportunidade, a equipe organizadora, composta por Anadir, pela nutricionista e coordenadora técnica do CRAS, Daniele Ullmann Schons Cauduro, e pela assistente social, Edevandra Ecco Zeni, analisa a situação do idoso em relação e suas condições de saúde.

Um presente confeccionado no CRAS é entregue para cada participante e, na visita, se é constatado que o indivíduo encontra-se em condições de sair de casa, ele recebe um convite para a Festa dos Noventões, que está agendada para o dia 18 de novembro. “Caso o idoso está acamado e/ou não tem condições de sair de casa, a Equipe do CRAS realiza uma nova visita, quando leva alguns cantores voluntários e uma torta para fazer a comemoração”, explica Danielle.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Anta Gorda