RS Educação RSS Estrela

Os perigos do mundo digital pautam intercâmbio cultural de escolas

O uso constante do celular e da internet, e os perigos escondidos nas redes sociais, foram abordados (Foto: Divulgação)

Possibilitar a troca de conhecimentos e analisar as diferentes visões de jovens sobre um dos temas mais iminentes da atualidade, o mundo digital, a internet e seus perigos, foi apenas uma das propostas do intercâmbio cultural promovido pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Leo Joas e Odilo Afonso Thomé nesta quinta-feira (22), que conjuntamente oportunizaram aos alunos de 6º ao 9º ano apresentações teatrais com temas como cyberbullying e o aliciamento infantil.

A iniciativa faz parte do projeto Mundo Digital, desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e ao qual ambas as escolas estão engajadas. Agora, turmas da Emef Leo Joas visitaram a Emef Odilo Afonso Thomé e a troca de experiências ocorreu através de apresentações teatrais protagonizadas pelos alunos de ambas. A escola anfitriã encenou a peça Aliciamento Infantil, que trata de um dos perigos das redes sociais e que hoje mais alerta aos educadores quando o assunto é o uso do computador e do celular por parte de crianças e jovens. “Ouvimos o constante relato de pais que dizem não saber como agir quando percebem que seus filhos não saem do celular e do computador. Temos que, como escola, fazer o alerta e dar uma orientação aos pais e também aos alunos quanto aos riscos que as redes sociais e o mundo digital apresentam”, explica a coordenadora pedagógica da Odilo, Tamara Bianca Horn.

Depois foi a vez dos visitantes do Bairro da Indústrias apresentarem a peça Cyberbulling, que entre outras coisas também alerta para a necessidade do uso consciente das redes sociais no respeito ao outro. Idealizada pelo Grêmio Estudantil e protagonizada por alunos do 8º e 9º ano, já foi apresentada em outras escolas do município e é seguida de roda de conversa. Alunos do 6º ano acompanharam a visita. “Tanto o cyberbullying como o aliciamento infantil estão hoje muito presentes na vida, no dia a dia das crianças e jovens. Que possuem suas consequências morais, físicas, tem seus perigos e por isso sempre a importância desta constante discussão”, destaca a diretora a diretora da Leo Joas, Teresinha Maria Negri.

Texto: Ascom Estrela