Saúde RSS Lajeado

Outubro Rosa facilita acesso da população aos serviços de saúde

Maria Borger aproveitou para fazer o exame do pré câncer, que há cinco anos não fazia (Foto: Rafael Scheeren Grün)
Maria Borger aproveitou para fazer o exame do pré câncer, que há cinco anos não fazia (Foto: Rafael Scheeren Grün)

O Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Santo Antônio e Conventos realizaram, no sábado (15), atividades vinculadas à campanha do Outubro Rosa em suas unidades. No Santo Antônio, a unidade ficou aberta até às 12h para atendimento exclusivo às mulheres, especialmente as que trabalham fora e têm dificuldade de comparecer ao posto em horário comercial. Foram oferecidos testes rápidos, realizados exames, atendimento odontológico, verificação de pressão arterial e vacinação.

Já no ESF Conventos, foram entregues folders diversos e prestadas orientações gerais pelos servidores. Também foi feita a coleta de citopatológico e requisição de mamografias; testes rápidos; prevenção de câncer de boca e avaliação de lesões de boca; vacinas; aferição de pressão arterial, testes de glicose; antropometria e orientações nutricionais e saúde do adolescente. Além disso, em frente à unidade, servidoras municipais realizaram oficina de preparação de sabão caseiro.

Quem deu o exemplo e se dirigiu ao posto de saúde para fazer exames foi Maria Borger (57), moradora do Bairro Conventos. “O trabalho realizado aqui no posto, abrindo no sábado, me incentivou a fazer o exame do pré câncer, que não fazia há uns cinco anos”, disse Maria. Ela aproveitou, também, para fazer outros exames, como de glicose, além de se vacinar contra o tétano. “A gente tem que aproveitar para cuidar da nossa saúde, procurando o posto quando fazem estas campanhas”, destacou Maria. Ela revelou que ficou sabendo da atividade vinculada ao Outubro Rosa quando a agente comunitária de saúde a visitou, em sua residência.

Demais unidades
ESF Montanha I

No dia 26 de outubro às 14h, ocorre a 2ª Tarde do Batom, no ginásio do bairro. A coordenação do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) fará roda de conversa com as mulheres, bem como oficinas para as mulheres. Também haverá massagem, maquiagem, penteado, manicure e pedicure. O clube de mães fará oficina de petworks, customização de bolsas com tecido. A unidade de saúde estará fechada após às 14h devido à participação de toda equipe.

ESF Montanha 2
Será realizado um encontro no auditório da unidade com as seguintes atividades: data provável 25 de outubro a partir das 13h30.
– Exposição sobre a técnica do auto exame da mama
– Relato de pacientes que trataram ou estão tratando câncer de mama para troca de experiências
– Palestra com o Dr Augusto Berner sobre câncer de colo de útero, com enfoque na prevenção.

ESF Santo André
No ESF Santo André o Outubro Rosa será realizado dentro das atividades já existentes com os grupos. Haverá roda de conversa sobre cuidados como o auto exame das mamas, mamografia, resultados, alimentação correta na prevenção do câncer e o papanicolau.

Morro 25
No ESF Morro 25 haverá palestra no Clube de Mães, com a participação da equipe de enfermagem e médica. A data ainda será definida. As sextas serão especiais. À tarde haverá testes rápidos e acolhimentos. A unidade será ornamentada com as cores da campanha.

ESF Campestre
Na unidade do Campestre haverá chimarrão e crochê, enfeites pra unidade de saúde referente ao Outubro Rosa. Uso de fita rosa e roupa rosa pela equipe durante o mês. Divulgação de cuidados na prevenção do câncer de mama e ênfase nas consultas.

Texto: Ascom Lajeado