Saúde RS RSS Estrela

Outubro Rosa: Saúde intensifica ações de prevenção

Cami abre as portas no dia 27 para realização de exames preventivos (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

No mês dedicado à disseminação de informações sobre a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, a Secretaria da Saúde de Estrela está realizando uma série de ações para alertar e reforçar a necessidade da realização periódica dos exames para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, que são as doenças que mais matam mulheres no mundo. Referência no atendimento às mulheres no município, o Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami) vai abrir suas portas no próximo dia 27 (sábado), das 8h às 12h, para que elas – muitas encontram dificuldades em outros dias da semana em função de suas atividades profissionais – possam realizar o pré-câncer e encaminhar mamografias.

“Neste dia teremos capacidade para atender até 70 pacientes”, diz a coordenadora do Cami, enfermeira Débora Martins. Segundo ela, toda a equipe do Centro – médicos e enfermeiros – além de professores e alunos da Univates, estará mobilizada para prestar atendimento nesse dia. Débora alerta que, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, somente 10% das mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos realizam periodicamente o exame de prevenção ao câncer de colo de útero em Estrela. “Temos 9 mil mulheres nesta faixa etária no município, mas neste ano somente 800 exames foram realizados”, revela. Em relação à mamografia, a idade preconizada pelo Ministério da Saúde é dos 50 aos 69 anos. A meta no município seriam 495, mas até junho apenas 196 foram encaminhadas. “Este número está 50% abaixo da meta estipulada pelo ministério”, assinala.

Ressaltando a importância da prevenção, a coordenadora do Cami frisa que o câncer de mama tem 95% de chances de cura ser for diagnosticado precocemente, e que o de colo de útero é totalmente evitável se o exame for feito todo ano. “Isto revela a importância da prevenção. Tem havido muitos óbitos, que talvez pudessem ser evitados se tratados há tempo”, acrescenta. Conforme ela, é importante destacar que os exames podem ser feitos pelo SUS, sem custo para as pacientes.

Além do Cami, todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade estão intensificando ações. As coletas para o pré-câncer (colo de útero) podem ser feitas em qualquer unidade, onde também é feito o encaminhamento das mamografias. Nesta semana Débora, junto com técnica em enfermagem Fabiane Chiesa e a voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer Anelise Hausmann, fizeram uma palestra para trabalhadoras da fábrica de rações da Cooperativa Languiru, promovida pela Cipa. “É importante que também as empresas e demais organizações participem desta campanha, auxiliando no processo de prevenção às doenças de suas colaboradoras”, observa Débora.

As mulheres que quiserem realizar os exames no Cami, no próximo dia 27, podem agendar um horário pelo telefone (51) 3190-1250, das 8h às 12h e das 13h às 17h30min.

Texto: Ascom Estrela