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Ouvidoria apresenta balanço das solicitações realizadas em 2017 pela comunidade

 Principais solicitações foram de limpeza e manutenção (Foto: Reprodução/Google)

Principais solicitações foram de limpeza e manutenção (Foto: Reprodução/Google)

A Ouvidoria da Prefeitura de Lajeado apresentou balanço das solicitações recebidas durante o ano de 2017. No total, o canal de comunicação entre comunidade e Poder Executivo recebeu 1416 demandas, divididas em questões relativas a limpeza, manutenção, serviços, trânsito e outros.

As principais ocorrências registradas pela Ouvidoria fazem referência a recolhimento de lixo verde, com 113 casos, e roçada de terrenos ou vias, com 110 casos. Já o período que recebeu o maior número de solicitações foi o terceiro quadrimestre do ano, compreendido entre os meses de setembro e dezembro. Entre os 592 pedidos registrados neste intervalo de tempo, cerca de 20% (113) foram casos de manutenção, o que inclui poda de árvores, conserto de calçadas, problemas em bueiros e esgotos, roçadas de terrenos e vias, conserto de buracos e outros.

De acordo como ouvidor do município, Gunther Meyer, todas as solicitações recebidas foram encaminhadas aos setores responsáveis. Os pedidos de troca de lâmpadas, por exemplo, foram encaminhados para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, assim como o conserto de bueiros e esgoto, onde foi constatado que, em alguns casos, era necessário trocar a tubulação antiga e quebrada. Já nos casos de roçada de terrenos, a Prefeitura identificou os locais e fez contato com os respectivos donos, solicitando a adequação do local. Nas situações em que os proprietários não foram localizados ou não realizaram a limpeza, foi realizada a notificação e a aplicação de uma multa.

“A Ouvidoria tem o papel de aproximar a comunidade e o Poder Público. Procuramos atender e solucionar todas as demandas que chegam até nós. Com isso, percebemos a importância do trabalho em parceria, pois conseguimos identificar o que precisa ser melhorado, procuramos a melhor solução e deixamos nossa cidade ainda melhor”, diz Gunther.

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Principais solicitações:

– 188 casos de limpeza, o que incluiu recolhimento de lixo verde, lixo deficiente, entulhos e móveis e trocas ou colocação de novas lixeiras

– 307 casos de manutenção, o que inclui pode de árvores, conserto de calçadas, problemas em bueiros e esgotos, roçadas de terrenos e vias, conserto de buracos e outros

Para que serve a Ouvidoria:

A Ouvidoria é o setor da Prefeitura que recebe e apura reclamações, denúncias, solicitações e sugestões envolvendo problemas na prestação de serviços e casos de serviço mal realizado pelo município. Para solicitar um serviço, o munícipe deve fazê-lo pelos canais convencionais (veja abaixo), mas para reclamar ou sugerir melhorias, o canal é a Ouvidoria.

Veja os telefones para informações sobre serviços da prefeitura:

– Limpeza (via pública, varrição, capina) e lixo comum (coleta, transporte, aterro sanitário, instalação de lixeiras): 3982-1301

– Lixo verde (poda de árvores em via pública, roçadas e recolhimento de restos de podas) e manutenção de parques, praças e jardins: 3982-1033

– Trânsito (quebra-molas, lombadas, sinaleiras, sinalização, cartões de estacionamento, carteirinha para ônibus, recurso de multas): 3982-1072

– Iluminação pública (lâmpada queimada, mau contato, instalação de lâmpada e poste) e manutenção de ruas, estradas, calçamentos, paradas de ônibus, calçadas públicas, bocas de lobo: 3982-1076
Para realizar queixa ou solicitação na Ouvidoria:

– Sala da Ouvidoria (Sede Administrativa da Prefeitura, na Rua Cel. Júlio May, 242, 3º andar)

– Telefone 3982-1491

– E-mail ouvidoria@lajeado.rs.gov.br

– Site www.lajeado.rs.gov.br > Portal da Transparência > Ouvidoria

– Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h.

Texto: Ascom Lajeado