Segurança Lajeado

Pacto Lajeado pela Paz forma o sexto grupo de facilitadores da paz

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, um novo grupo passou pela formação de Facilitadores da Paz, que integra o eixo de prevenção do programa Pacto Lajeado pela Paz. Os participantes realizaram o Curso de Formação Básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa para o conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Centro.

O objetivo do curso, ministrado pela instrutora e coordenadora da Justiça Restaurativa Tânia Fröhlich Rodrigues, é formar facilitadores da paz para promover o fortalecimento dos relacionamentos, a fim de minimizar as situações de conflitos nos espaços comunitários, familiares e de trabalho.

Durante a capacitação, os participantes vivenciam cada etapa da metodologia do Círculo de Construção de Paz, como construção dos valores, diretrizes, contações de histórias e habilidades dos facilitadores. Além disso, a capacitação aborda a comunicação não violenta, compreendendo as necessidades do outro com técnicas de escuta qualificada, observação e não julgamento.

Fátima Luciana Machado, coordenadora do CRAS, foi uma das participantes. “Minha primeira capacitação dos círculos foi em 2014 e decidi participar novamente para qualificar ainda mais a minha prática como profissional de assistente social por meio da construção da paz, no fortalecimento de vinculo familiares e comunitários, assim contribuindo para um mundo melhor”, contou Fátima.

Além disso, os participantes compartilharam as vivências da facilitação de vínculo ou práticas restaurativas que tiveram entre si e aprofundaram a teoria da Justiça Restaurativa.

“As formações de Facilitadores da Paz contribuem como uma prática individual, pois aborda aspectos da inteligência emocional, possibilitando uma jornada interna”, disse Tânia Fröhlich Rodrigues.

O próximo encontro está previsto para acontecer nos dias 03, 04 e 05/12. Até agora, foram formados 114 facilitadores da paz por meio do Pacto Lajeado pela Paz. O curso tem duração de 25 horas.

SAIBA COMO PARTICIPAR:

Pessoas da comunidade interessados em realizar o curso podem entrar em contato com a coordenação do Pacto Lajeado pela Paz, pelo fone 3982-1028 ou pelo e-mail pacto@lajeado.rs.gov.br para deixar seu nome na lista de interessados em fazer a formação.

Saiba mais sobre o Pacto Lajeado pela Paz clicando aqui.

Assessoria de Imprensa de Lajeado