Oportunidade Solidariedade Estrela

Padaria comunitária oferecerá oficinas e cursos profissionalizantes

Secretário Alves, junto com a coordenadora da Sedesth (dir) e representantes do Conselho de Assistência Social, visitou o local que abrigará a padaria

Projeto é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela

Proporcionar cursos profissionalizantes para jovens e adultos, visando sua inserção no mercado de trabalho, assim como oficinas de culinária para grupos de várias faixas etárias, inclusive crianças, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares. Este é o objetivo da padaria comunitária que será implantada pelo Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Os trabalhos de adequação do local – junto ao prédio da antiga Escola Estadual Madre Branca, no Bairro Oriental – já iniciaram e a previsão é de que a secretaria comece a receber as inscrições para as oficinas no mês de setembro.

O investimento em equipamentos chega a quase R$ 30 mil, obtidos por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, junto com uma contrapartida do município. São balcões refrigerados e estufa, coifa, forno, modelador de pães, micro-ondas, fogão, liquidificador, freezer, balança, batedeira e outros. Já na adequação do espaço, conforme o secretário José Itamar Alves, são mais R$ 40 mil, com recursos da pasta. Alves lembra as várias ações da Sedesth na área do trabalho, como o programa Menor Aprendiz, além da parceria com empresas para a inserção de trabalhadores no mercado. “Depois também buscaremos atuar junto a empresas do ramo da panificação para encaminhamento dos alunos que fizeram os cursos e oficinas”, adianta.

Conforme José Alves, o cronograma de atividades será elaborado de acordo com a demanda. Ele salienta ainda que os alimentos produzidos nas oficinas serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade. Recentemente o secretário, junto com a coordenadora da Sedesth Sônia Moraes, e de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social – presidente Anelise Haussmann, Marli Hauschild e Carlana Von Tryler – esteve no local acompanhando o início dos trabalhos de reforma do prédio.

 

Crédito foto: André Silva
Assessoria de Imprensa Estrela