Investimento Eventos Destaques Lajeado

Painel apresenta ideias e soluções para cidades inteligentes

Tecnologia, bem-estar e a importância do planejamento e a conscientização do gestor público foram alguns dos assuntos abordados
Crédito: Roberta Colombo

A Construmóbil sediou nesta quinta-feira à noite (3) o painel “A força da Inovação para cidades inteligentes”. Organizado pelo Grupo A Hora, o debate com cinco convidados oportunizou a reflexão da plateia sobre caminhos e soluções criativas frente à urbanização e às novas necessidades da sociedade. O evento foi mediado pelo diretor do veículo de comunicação, Adair Weiss. Entre os temas abordados, destaque para o trabalho conjunto de universidade, poder público e privado, tecnologia, mobilidade urbana e a importância do planejamento e a conscientização do gestor público.

O painel contou com a participação do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes da PUC RS, Fabiano Hessel; diretora do Tecnovates, Simone Stülp; presidente da OSC Mulher em Construção de Porto Alegre, Bia Kern; e representante da Seavat, Cátia Bertelli. Ao longo de cerca de duas horas o grupo explanou ideias e experiências locais, de outras regiões do Brasil e exterior.

Para Hessel, um dos pilares das cidades inteligentes está na entrega de valor e na aproximação entre as forças que atuam para o seu desenvolvimento. “O grande desafio é como eu entrego mais valor. E por isso universidade, setor público e privado precisam trabalhar juntos”, defendeu. Segundo ele, a parte da construção pode evoluir muito na simbiose destes três elementos. “Não é simplesmente automatizar. Quando as pessoas falam em smart city (cidade inteligente), as pessoas pensam muito em tecnologia, mas isso não é prioridade. Antes está o bem-estar, como eu entrego mais valor para o meu cliente.

 

Comunicação Construmóbil 2019