RS Educação RSS Cruzeiro do Sul

Pais são convidados a vivenciar contexto escolar dos filhos

Dentre os momentos proporcionados aos pais estão a entrega de vídeos com vivências das crianças(Foto: Arquivo/Escola Jacob Sehn)

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jacob Sehn, do bairro Glucostark, em Cruzeiro do Sul, está promovendo encontros diferentes com os pais de seus alunos.

De acordo com a diretora do educandário, Daiane Horn, desde 2017, durante encontros pedagógicas é debatida a importância do envolvimento das famílias no contexto escolar. Pensando nisso, os profissionais encontraram uma maneira de envolver mais os pais das crianças no espaço que esses ocupam diariamente. “Deixamos nossos encontros com os responsáveis pelas crianças mais atraentes, saindo daquela situação corriqueira de simplesmente repassar recados. São encontros com um olhar mais aberto, acolhedor e sensível”, destaca Daiane.

Ainda, conforme a diretora, são momentos nos quais as famílias são acolhidas para viver e sentir um pouco o que os seus filhos vivenciam todos os dias. “A ideia é mostrar os processos que se constroem aqui dia após dia, nas relações, nos afetos e nos vínculos que nos constituem. Pensamos que como escola precisamos pensar, organizar, preparar, enfim, planejar o momento no qual os pais possam realmente acompanhar as vivências que os filhos têm. Isso reflete na aproximação e no fortalecimento da relação escola e família”.

Dentre os momentos proporcionados aos pais estão a entrega de portfólios com as situações de aprendizagens realizadas com os seus filhos, vídeos com vivências das crianças, dinâmicas e confraternizações. “As crianças da turma do Pré Nivel inclusive ajudaram a preparar um bolo, durante o dia, o qual foi servido aos seus pais no encontro que ocorreu a noite. Isso sensibilizou ainda mais o momento. Antes de saborear, os pais não sabiam quem o havia preparado. Foi mais uma surpresa, que fortaleceu ainda mais nossos vínculos”, ressalta Daiane.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul