RS Educação RSS Bom Retiro do Sul

Palestra com pais encanta e leva nova perspectiva de convivência às famílias bom-retirenses

Neurolinguísta Willian Azeredo Cardoso em palestra com pais (Foto: Fernando Dias)

A partir de iniciativa pioneira, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou no dia 31 de agosto, nas dependências do CTG Querência da Amizade, evento envolvendo pais e a comunidade escolar de Bom Retiro do Sul.

Com um grande público, em sua grande maioria de pais e responsáveis de alunos da rede municipal de educação, a palestra com o programador Willian Azeredo Cardoso, emocionou, informou e deu uma nova perspectiva sobre como se pode ressignificar a educação das crianças, refletindo em mais felicidade e amor dentro das famílias.

“Nossa abordagem esta noite é trabalhar a consciência dos pais para que eles tenham filhos mais felizes. Indagamos os pais sobre como eles se relacionam com seus filhos. Cada um tem uma visão de como criar, e neste sentido, destacamos que é importante focar na formação do caráter, honestidade, respeito e lealdade. Esses princípios aprendidos em casa terão reflexo positivo em todo o processo de desenvolvimento e no futuro das crianças”, destacou Willian.

Para a coordenadora pedagógica Martinha Dullius, a palestra com Willian Cardoso foi motivadora, pois acolheu muitas angústias das famílias e dos professores, além de introduzir um momento significativo para a educação, pois os pais, mães ou responsáveis pelos alunos da rede municipal de educação foram convidados a participar de uma capacitação, abrangendo os cerca de 1400 alunos atendidos nas escolas municipais.

“Este momento fortalece o provérbio africano ‘é necessário uma aldeia para educar uma criança’, pois demais segmentos foram convidados a participar desta formação, oportunizando que toda a comunidade bom-retirense fosse refletir sobre a educação das crianças e jovens, visto estarmos vivenciando uma crise institucional familiar, agravada pela insegurança e diversos problemas sociais”, observou Martinha.

A coordenadoria da Secretaria de Educação estima que esta iniciativa tenha provável continuidade no próximo ano, tendo em vista a avaliação positiva transmitida pelos presentes ao evento e ao forte potencial de aprendizagem à educação das crianças e jovens de Bom Retiro do Sul.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul