Últimas notícias Destaques Estrela

Palestra com prefeito de Estrela marca retomada das reuniões-almoço da Cacis

Chefe do Executivo estrelense abordou o tema “Estrela, nossa terra, novos caminhos” e apresentou projetos voltados ao desenvolvimento do município

Após quase dois anos sem realizar reuniões-almoço, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela retomou nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, o tradicional encontro da entidade. E o primeiro convidado para palestrar foi o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, que apresentou os projetos do Executivo voltados ao desenvolvimento econômico.

A reunião-almoço ocorreu no Estrela Palace Hotel e reuniu associados da Cacis, autoridades e empreendedores interessados. O último encontro nestes moldes havia ocorrido em 13 de dezembro de 2019 e, desde então, somente atividades online estavam sendo realizadas pela entidade, em virtude da pandemia. E quando ocorriam de forma presencial, eram restritas a poucas pessoas em respeito aos protocolos de saúde.

A presidente da Cacis, Andreia Zwirtes Kich, expressou a alegria de poder retomar as reuniões-almoço. “O sentimento é de estar tomando posse de algo que nos foi podado. Simplesmente de uma hora para outra não se pode fazer mais nada. Por isso, esse sentimento de reconquista, de recomeço, de renascer. Muitas foram as dificuldades e agora estamos recomeçando”, enalteceu.

O prefeito, Elmar Schneider, em sua palestra, abordou o tema “Estrela, nossa terra, novos caminhos”. Durante a sua fala, trouxe ações executadas e previstas pelo Governo de Estrela na área do desenvolvimento, bem como as iniciativas voltadas à qualidade de vida da população. Citou investimentos que foram ou serão feitos em diversas áreas, como saúde, educação e infraestrutura.

Ao fim de sua palestra, Schneider nomeou os membros dos conselhos de Administração e Fiscal que estarão à frente das decisões da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), e os eleitos, presentes, foram empossados em seguida. A E-Log é uma sociedade anônima que terá por finalidade a administração, gerenciamento e execução de serviços nas áreas portuária, ferroviária e do aeródromo sob concessão do município.

Como integrantes do Conselho de Administração, foram indicados pelas entidades parceiras os seguintes nomes: Nilto Scapin (Poder Executivo); Rafael Fontana (Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari – CIC-VT); Henrique Purper (Cacis). Irão compor o Conselho Fiscal: Adriano Scheeren (Câmara de Vereadores); Neri Xavier (Poder Executivo – Launer Química) e Elaine Gorgen Strehl (Executivo – Secretaria da Fazenda de Estrela).

O chefe do Executivo municipal pontuou que a E-Log é uma das fundamentais alavancas nos processos de melhor ocupação, desenvolvimento e gestão do Porto, este um dos pilares no desafio de transformar Estrela num dos mais fortes polos logísticos do Estado através do entroncamento rodo-hidro-aéreo-ferroviário que se constitui no município. “Vamos transformar nossa Estrela em um dos mais importantes polos logísticos do Estado, tirando do papel e transformando em resultados concretos e positivos todo o potencial que o entroncamento rodo-hidro-ferroviário, aliado ainda o nosso aeroporto, possui e permite”, destacou o prefeito.

Como exemplo desse potencial, Schneider citou a empresa privada que já aluga alguns dos silos do Porto, o que traz recursos para o município como aluguel e ICMS, sendo que este último item representou mais de R$ 130 mil somente no último mês. “O que antes simplesmente deixava de ser gerado. E tivemos igualmente durante a Multifeira, com mais diversos cases de desenvolvimento turístico e tecnológico, uma amostra do que estamos vivenciando e do que podemos desenvolver”, citou.