RS Educação Encantado RSS

Palestra-show abre ano letivo para professores da rede municipal de ensino de Encantado

Neide Graciola fala da visão que norteará as ações nas escolas em 2018 (Foto: Lívia Oselame)

Um teatro encenado pelo grupo de artes Luz e Cena retratou a trajetória profissional de uma professora com mais de 30 anos de profissão, em sala de aula. A peça “Retrato: Revelando História” marcou o início do ano letivo para os professores da rede municipal de Encantado. Apresentada no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal, a atração reuniu, também, professores dos municípios de Roca Sales e Vespasiano Corrêa, além de professores, diretores e funcionários de escolas estaduais, particulares e de Educação Infantil.

O evento, entretanto, marca não apenas a retomada das aulas nestes municípios, mas o início de um projeto macro, que norteará todas as ações do ensino público de Encantado. De acordo com a secretária municipal a Educação e Cultura, Neide Maria Graciola, o grande objetivo do ano letivo de 2018 é fazer com que o aluno se sinta bem na escola, tendo-a como um lugar prazeroso e leve de aprender. “Não queremos apenas competir o saber pelo saber, mas fazer com que o aluno esteja preparado para atuar em todas as áreas, sendo um ser humano crítico, construtivo e com valores éticos, morais e humanos”, resume.

Segundo Neide, esta visão deve permanecer durante todo o ano letivo. “Os pais irão sentir a diferença no dia-a-dia das crianças e dos jovens, seja com a família, com os amigos ou com a comunidade”, prevê.

Início das aulas

As aulas na rede municipal de ensino iniciam hoje, nos horários de costume. Apenas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto XV alterou o horário, a pedido da comunidade. Nela, as aulas ocorrem das 7h30min às 11h30min.

Transporte escolar

Conforme a secretária, o transporte escolar será cedido de acordo com o zoneamento já anunciado pela administração municipal. Estudantes que residam a mais de um quilômetro da escola municipal mais próxima de sua residência, e os que residem a mais de dois quilômetros da escola estadual mais próxima de sua residência, têm transporte escolar. O interior do município recebe o transporte no mesmo roteiro de 2017; e alunos da Apae, de todos os bairros e do interior, também têm garantido o transporte escolar, seja oriundo da rede municipal ou estadual.

Texto: Ascom Encantado