Saúde Encantado RSS

Palestras da SIPAT reúnem cerca de 900 trabalhadores

Equipe da área de produção também ouviu às explanações (Foto: Carina Marques)
Equipe da área de produção também ouviu às explanações (Foto: Carina Marques)

Em torno de 900 funcionários participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Dália Alimentos. A programação, desenvolvida entre os dias 7 e 11 de agosto, foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Dentre os convidados, o psicólogo da Unimed José Ezequiel Calegari da Rosa, que tratou sobre o tema “Habilidades Sociais e Emoções”, e a nutricionista Catiane de Jesus, que falou sobre “Reeducação Alimentar: por onde começar?”. Para os setores produtivos como frigorífico e fábrica de rações, 21 palestras técnicas de prevenção foram ministradas. Os temas abordados tiveram enfoque na prevenção de acidentes, na ergonomia e em saúde bucal com participação do supervisor do Setor Segurança do Trabalho, engenheiro Luis Henrique Wendt, dos técnicos de Segurança do Trabalho Cleber Vitorino, Samuel Flávio Erich, Ricardo Lucca e Mônica Dentee, dos ergonomistas Jean Pablo Buss e Cândido Müller e da odontóloga Carla Schramm Freitas.

Na avaliação de Wendt, a participação dos empregados nas atividades foi expressiva e isso, segundo ele, se deve à diversidade de temas abordados o que favorece a conscientização e importância de seguir às normas e aos procedimentos, além dos cuidados com a própria saúde para prevenir acidentes e doenças. “Este número de presenças também se deve graças ao empenho de todos os integrantes do SESMT e da CIPA e também do engajamento dos supervisores e gerentes de divisões, que somaram esforços para alcançarmos os objetivos propostos”, avalia o supervisor do Setor Segurança do Trabalho.

Para este ano, dentro das ações programadas pela SESMT, está agendada capacitação de 20 horas a cada integrante da CIPA gestão 2017/2018, além de ações que paralelamente estão envolvendo a segurança do trabalho em trabalhos diários de fiscalizações, inspeções, capacitações e integrações de próprios e terceiros com o objetivo à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Redução de 30%
De acordo com dados do SESMT, em 2017 houve a redução de aproximadamente 30% no número de acidentes se comparado aos últimos dois anos. Isso, graças ao intenso trabalho desenvolvido desde o momento que o funcionário ingressa na empresa, quando participa da Integração e recebe informações sobre as normas de segurança do trabalho e aos riscos existentes em cada atividade.

Depois, os funcionários passam por constantes capacitações, contemplando medidas preventivas descritas nas Normas Regulamentadoras, aplicação de Ordens de Serviço com indicações dos principais riscos e suas respectivas medidas de controle, fiscalização no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), gestão de acompanhamento de serviços de terceiros e inúmeras adequações de máquinas e postos de trabalho em termos de ergonomia e de segurança do trabalho.

Eleição da CIPA
Foi realizada no dia 1º de agosto a eleição da CIPA para o exercício 2017/2018, com a inscrição de 29 funcionários de diversos setores da Dália Alimentos. Os membros titulares eleitos foram: Caren Coelho Segatto, Ana Paula Tramontini, Jerusa Lansini, Fábio Silva de Lima, Ronaldo Siqueira Garcia, Paulo Roberto dos Santos e Vanderlei Russin. Os suplentes são: Sandi Bechlin Prestes, Dalvana Maria Machado Borges, Carlos Giovani Lopes, Cerenal Petit Homme, Edipo Roniel Klunck e Ricardo Straub. Cabe à CIPA, além de outras identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT.

Texto: Ascom