Trânsito Educação Bom Retiro do Sul

Palestras para alunos reforçam conscientização no trânsito

Palestra sobre trânsito para alunos da Escola Yrajá

As ações de conscientização no trânsito para alunos de escolas de Bom Retiro do Sul estão em andamento neste mês de maio, assim como diversas outras atividades dentro do programa Maio Amarelo. As ações são coordenadas pelo Departamento de Trânsito , juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Brigada Militar.

De acordo com a Coordenadora de Educação, Martinha Maria Dullius, com o lema “Ter responsabilidade no Trânsito é ter cuidado com a Vida!”, busca-se conscientizar a partir das crianças, o respeito e a gentileza no trânsito, reduzindo o número de acidentes.

“Nosso objetivo é informar e educar, desde as crianças, até suas famílias e os condutores de veículos, para que tenhamos um trânsito mais seguro. As ações são feitas em parceria com a Brigada Militar na realização de palestras, blitz educativa e distribuição de vários materiais informativos”, colocou Martinha.

Desde o lançamento do projeto de Mobilidade Urbana, que está levando pavimentação e capeamento asfáltico a diversas ruas do município, a preocupação da Administração Municipal e da comunidade é para o abuso de velocidade em várias ruas.

Conforme Lidiane Lagemann, Diretora de Trânsito, trabalhar a conscientização para evitar abusos no trânsito visa levar segurança para todos. “A campanha de conscientização incentiva à adoção de boas práticas no trânsito, além de mostrar a responsabilidade de cada motorista”, relata.

Na terça-feira, dia 14, duas palestras foram realizadas para alunos do 5º ao 9º das escolas Yrajá Luiz Barros de Moraes e Isabel Luiza Bittencourt. Através da Soldado Viviane Hauschild, da Brigada Militar, informações sobre segurança e vídeos educativos abordaram o tema sobre segurança no trânsito.

Na segunda-feira, dia 20, alunos da escola Anita Ferreira de Moraes, no Faxinal, participaram da palestra. No dia 24 de maio, está programada uma blitz de trânsito no centro da cidade. Ações também serão realizadas em empresas e nas demais escolas.

Além destas ações monitoradas, a SMEC realiza atividades pedagógicas envolvendo o tema “trânsito seguro” em todas as escolas, incentivando a reflexão desde as crianças pequenas.

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias