Meio Ambiente Destaques Bom Retiro do Sul

Parada Ecológica marca o Dia do Meio Ambiente

O Parque Pôr do Sol, em Bom Retiro do Sul, foi palco da 4ª edição da Parada Ecológica, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, realizado no dia 26 de junho. A ação visa relembrar os cuidados e a preservação da natureza.

A atividade foi realizada com a Patrulha Ambiental, Escolas e Comunidade de Bom Retiro do Sul, numa parceria entre as escolas municipais e estaduais, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sicredi e Emater/RS-Ascar.

A Parada Ecológica iniciou com uma caminhada até o Parque Pôr do Sol, em que os alunos levaram cartazes para divulgar a ação e motivar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na chegada ao Parque houve um momento de recreação/alongamento com um educador físico. Em seguida houve uma conversa com o público presente sobre o objetivo desta ação e a importância dos Patrulheiros como guardiões do meio ambiente nas escolas.

As entidades parceiras fizeram seu pronunciamento, onde Martinha Dullius, Coordenadora Municipal da Educação e Cultura, destacou da importância da educação ambiental nas escolas. A Liga de Combate ao Câncer ressaltou a importância do recolhimento das tampas plásticas e lacres e o destino destes.

A entidade lembrou que tem ações de recolhimento destes materiais plásticos em beneficio do Meio Ambiente. Pelo Sicredi, o gerente Márcio Costa falou das ações da cooperativa na preservação e valorizou as ações da Patrulha Ambiental no município.

O vice-prefeito Eder Ciceri participou da ação, onde também foi lançado o projeto “Uma criança/Uma árvore”, ressaltando que pelo projeto, cada criança que nascer terá direito a uma muda de uma árvore nativa para ser plantada em sua residência, de familiares ou doada ao município para plantio em área propícia.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Biólogo Carlos Alexandre, mencionou os projetos de preservação do meio ambiente, como a coleta de lixo nos bairros e comunidades, do Projeto Corredor Ecológico sobre ações desenvolvidas em parceria com Emater-RS/Ascar, com por exemplo, a ação Viva o Taquari Vivo, que acontece anualmente onde são recolhidos lixos nas margens do rio na Barragem Eclusa. Este projeto conta com a participação de voluntários.

A Parada Ecológica teve também a participação da equipe da ESF 2, da Secretaria de Saúde, onde falaram sobre o combate à dengue, alertando para possíveis focos de dengue no parque e nas residências. Por fim, foi feita a entrega das mudas de árvores na via pública para os munícipes que tiveram interesse de realizar o plantio em suas residências.

 

 

Fonte: Emater-RS/Ascar de Bom Retiro do Sul – Fotos: divulgação