Alimentação Educação Destaques Bom Retiro do Sul

Parceria entre Emater/RS-Ascar, secretarias municipais e escola Anita investem na produção de hortaliças

Alimentos cultivados na horta

Em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul, com a Escola Estadual de Pinhal e a Emater/RS-Ascar, está sendo desenvolvido um projeto de Horta Escolar, com alunos do 5º ao 9º ano da EMEF Anita Ferreira de Moraes, no Faxinal Silva Jorge.

O projeto é liderado pela professora Fátima Margani da Rocha Martins, e tem por objetivo dar proporcionar maior qualidade na alimentação da escola e incentivando os alunos a permanecerem no campo.

As orientações foram passadas pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar, Sandra Rieth e Letícia Mairesse, através de visitas, palestras, orientações técnicas de preparo dos canteiros, plantio e cultivo de hortaliças, destacando a importância do aproveitamento adequado dos produtos da horta na melhoria dos hábitos alimentares.

“A criação da Horta Escolar foi idealizada como fator de integração de conhecimentos e multidisciplinariedade e a complementação da merenda escolar estimulando bons hábitos e preservando o meio ambiente, uma vez que se produzem hortaliças sem uso de agrotóxicos”, destacaram Letícia e Sandra.

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul, incentivaram o projeto através do fornecimento de mudas e insumos, além da mão-de-obra de funcionários para o apoio no preparo de mudas e canteiros, que foi essencial para o sucesso da horta escolar.

A escola Anita já está colhendo resultados desta ação conjunta, pois as hortaliças já estão sendo utilizadas na merenda escolar e os alunos aprendendo a valorizar a importância de produzir seu próprio alimento, livre de agrotóxicos, tendo uma melhor qualidade de vida com alimentação mais saudável.

 

 

Fonte: Emater/RS-Ascar Bom Retiro do Sul – Fotos: divulgação