RS RSS Rural - Agricultura Cruzeiro do Sul

Parceria entre Prefeitura e Embrapa proporciona realização de estudo de solos e palestras

Durante atividade aconteceram palestras e minicursos (Foto: Ismael Medeiros)

Através de um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisadores deram início a um estudo dos solos do município, podendo dessa forma analisar qual cultura melhor se adapta ao solo de cada localidade. Na última semana, os pesquisadores apresentaram para o prefeito Ilderlei Cordeiro, parte dos resultados das análises que estão sendo realizadas na região e o objetivo com as ações, além de terem realizado durante dois dias palestras e minicursos voltados para os diversos temas da agricultara, entre eles o plantio da pimenta do reino. O prefeito Ilderlei Cordeiro esteve presente nas palestras.

Além da palestra sobre Cultivo de Pimenta do Reino, ministrada pelo Pesquisador da Embrapa Drº Tadeu Marinho, foram ministradas ainda outras palestras sobre o ‘Levantamento Pedológico em Cruzeiro do Sul: Estado da Arte’, com Drº Nilson Bardales, ‘Uso da Termografia para avaliação de recursos naturais’, com Drª Lucieta Guereiro e um minicurso sobre Termografia infravermelho e coletas padrões termográficos a campo para identificar indicadores de sustentabilidade quanto ao uso da terra’.

Cordeiro falou sobre a importância do termo de cooperação técnico entre as duas instituições.“É muito importante essa junção de esforços. Para nós é uma satisfação ser parceiro de um órgão tão importante e imprescindível para o desenvolvimento da agricultura local como a Embrapa. Eles estão analisando da nossa região, para saber qual a melhor cultura que se adapta a cada uma das localidades, para que o agricultor não tenha desperdício, plantando apenas os tipos mais favoráveis a sua terra”, disse.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul