RS Encantado RSS Geral

Parceria Sicredi e Dália mostra a intercooperação na prática

Roberto Scorsatto, diretor executivo do Sicredi Região dos Vales, abordou a relevância da intercooperação entre as Cooperativas para o desenvolvimento da região (Foto: Divulgação)

No final da tarde da sexta-feira, dia 30, o Sicredi Região dos Vales e a Dália Alimentos estiveram reunidos com autoridades locais, lideranças e integrantes das duas Cooperativas para falar sobre a importante parceria entre as duas empresas. O evento reuniu cerca de 70 pessoas na sede do Sicredi, em Encantado.

Na ocasião, as Cooperativas abordaram a origem e a evolução da parceria, sua importância, os principais projetos realizados ao longo dos anos e a representatividade dessa intercooperação para o desenvolvimento econômico e social da região.

O diretor executivo do Sicredi Região dos Vales, Roberto Scorsatto, apresentou as principais iniciativas em que as duas Cooperativas têm sido parceiras e destacou o volume de R$ 134 milhões de recursos disponibilizados no último ano que atenderam produtores e projetos da Dália Alimentos. “Esse volume de recursos contribui para o fortalecimento das duas empresas, aumento de faturamento, aumento de renda dos produtores, criação de nossos empregos, geração de impostos, gerando impacto efetivo no desenvolvimento da economia regional”, destacou Scorsatto.

O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou aos presentes a força que o cooperativismo tem desde o início das civilizações, contextualizando modelos inovadores de associativismo que inspiram a Dália, e destacando um panorama de futuro nos setores em que a empresa atua. “As pessoas as vezes não percebem a força da cooperação. E aqui na nossa região temos o cooperativismo puro, na prática. Quando essa região forma a Dália, o Sicredi e outras cooperativas, faz com que aqui tenhamos um crescimento econômico e social completamente diferente de outras regiões do Brasil. A cooperação, quando existe, ela é transformadora, faz modificações e faz a vida ficar melhor para todos que participam da região”, afirmou Freitas.

Entre os diversos projetos apoiados nessa parceria de investimentos entre Dália e Sicredi Região dos Vales destaque para o Programa América Sociedade Avícola (ASA). A parceria prevê o financiamento do matrizeiro, que compreenderá duas granjas matriz/recria com capacidade para 30 mil matrizes cada e quatro granjas matrizes/postura com capacidade para 29 mil matrizes cada; do Incubatório, com capacidade de incubação de 14,4 milhões de ovos por ano; e das seis granjas de Produção de Frango de Corte, compostas por 8 galpões cada uma e que tem previsão de produzir aproximadamente 10 milhões de frangos por ano.

Para o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, foi um evento de integração onde foram apresentados projetos concretos. “As cooperativas promovem a região, trazendo desenvolvimento social e econômico e foram com esses objetivos e propósitos que a Dália e o Sicredi nasceram. Aqui foram mostrados que os recursos da região podem e devem fortalecê-la, pois tem o profissionalismo e o planejamento de pessoas que conhecem as comunidades e pensam no desenvolvimento regional”, afirmou. “Um exemplo é o projeto de avicultura que está nascendo aqui. De nada adianta pensarmos se não tivermos produtores no campo, empreendedores querendo investir, e o Sicredi entendendo a linguagem e a necessidade que cada grupo tem”, disse Piccinini.

O presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, também destacou a relevância dessa intercooperação e da visão de futuro entre as empresas. “Eu fiquei gratificado com o nosso encontro. Foram apresentadas ideias promissoras para o futuro da nossa região e das duas cooperativas. Foi um momento de solidificação das nossas parcerias, onde foram abordados comprometimento e a preocupação com o desenvolvimento e o futuro da nossa região”, afirmou.

Texto: Ascom Sicredi