Cultura RS RSS Destaques Lajeado

Parque do Imigrante foi palco da última etapa Inter-regional do Enart no fim de semana

Lajeado recebeu artistas de 10 Regiões Tradicionalistas (Foto: Beatriz Colombelli)

Mais de 1.000 artistas de diversas regiões do Estado estiveram em Lajeado no final de semana celebrando as tradições gaúchas. Eles participaram da terceira e última etapa Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), realizada no Parque do Imigrante. A etapa definiu os últimos classificados, e 8 invernadas da Força A e 11 invernadas da força B da modalidade danças tradicionais irão para a grande final. O evento foi promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com a coordenação da Fundação Cultural Gaúcha, e contou com o apoio da 24ª Região Tradicionalista e da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria da Saúde (Sesa).

O município recebeu artistas de 10 Regiões Tradicionalistas (RTs), compostas por aproximadamente 100 municípios da denominada Região Serra. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo. “Estamos muito felizes pelos artistas que estão visitando a cidade de Lajeado. Esse espetáculo mostra a força da nossa cultura. Já convidamos todos para que voltem em maio de 2019, quando teremos aqui a Ciranda Cultural de Prendas”, disse o prefeito, ao mencionar o evento que será realizado em Lajeado no próximo ano em razão de a atual 1ª Prenda Adulta do Estado, Jéssica Thaís Herrera, ter conquistado o título estadual por Lajeado, o que dá à cidade o direito de sediar o evento em maio de 2019.

O evento tradicionalista contou com diversas modalidades: danças tradicionais, danças de salão, chula, violão, gaita piano, intérprete solista e declamações.

“As delegações que recebemos em Lajeado adoraram o Parque do Imigrante e toda a estrutura disponível”, disse a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer.

A final do Enart acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O projeto conta com o financiamento do Pró-Cultura LIC RS – Lei de incentivo à cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira aqui a lista dos classificados da etapa Inter-regional de todas as modalidades.

Texto: Ascom Lajeado