RS RSS Destaques Lajeado Turismo

Parque Histórico de Lajeado receberá espaço dedicado à cerveja artesanal

O Parque Histórico possui aproximadamente 20 mil m² (Fotos: Divulgação)

Com o objetivo de movimentar o Parque Histórico de Lajeado, a Prefeitura realizou a concessão de uma das casas do espaço para a Ratzbier, confraria de cerveja artesanal. Além de estimular a abertura de investimentos, a ação tem o objetivo de estimular o turismo e a utilização do Parque pela comunidade. O período de cedência do local é de um ano, porém a Prefeitura de Lajeado encaminhará Projeto de Lei à Câmara de Vereadores de Lajeado, a fim de permitir a concessão das casas pelo período de 5 anos, renovável pelo mesmo tempo.

O objetivo da prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), em disponibilizar a área do Parque, é estimular que novos empreendimentos sejam abertos no local e, consequentemente, que a comunidade volte a frequentar e utilizar o espaço de lazer. Para o titular da Sedetag, Douglas Sandri, o Parque Histórico demanda de grandes investimentos de infraestrutura para poder abrir suas casas para visitação. Sendo assim, a parceria público-privada é uma das opções para manter o local bonito e seguro, atraindo assim mais visitantes e com a possibilidade de tornar o Parque um espaço comercial.

“Queremos mudar a forma como as pessoas interagem com o Parque. Temos um local muito bonito em nossa cidade para as famílias aproveitarem seu tempo livre, porém recebemos pouca visitação. Com a concessão dessa casa esperamos movimentar mais o Parque Histórico”, destacou Sandri.

Antes de abrir o espaço para visitação do público, a casa está passando por uma série de reformas em sua estrutura, a fim de possibilitar sua utilização com segurança. Após a reforma, a casa será utilizada pela cervejaria Ratzbier como um local para realização de eventos e atividades da entidade. Posteriormente, estuda-se a utilização do espaço como um laboratório de produção de cerveja artesanal, sendo utilizada apenas para o desenvolvimento da prática, e não para produção em escala da bebida.

O Parque Histórico

O Parque Histórico de Lajeado, localizado na Avenida Lourenço Mayer da Silva, próximo ao Parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque, foi inaugurado no dia 08 de novembro de 2002 e possui aproximadamente 20 mil m².

Com 24 edificações, com escola, salão de baile, ferraria e moinho, o local possui uma coleção de estruturas arquitetônicas construídas em estilo enxaimel pelos imigrantes alemães entre 1860 e 1910. Todo o processo de identificação, transferência, reconstrução e restauração destes prédios alemães permitiu a realização de diversos estudos dos materiais de construção utilizados na época, qualificando os processos de preservação das casas que estavam condenadas à ação do tempo.

No Parque Histórico são realizados eventos artísticos e culturais, como encontros, seminários, mostras, feiras e festivais de cultura e turismo. O local também já foi palco da gravação do DVD Ao Vivo da Orquestra de Concertos Lajeado (OCLAJE), com participação especial de Kleiton e Kledir, e cenário para projetos audiovisuais, como o filme “Paixão de Jacobina”, do Diretor Fábio Barreto.

O horário de visitação do Parque Histórico é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

Texto: Ascom Lajeado