Saúde RS RSS Destaques Lajeado

Parque Rosa: uma festa em nome da prevenção

Centenas de pessoas deixaram o centro de Lajeado mais “cor de rosa”, na sexta-feira (Foto: Emilio Rotta/HBB)

Marlisa Lenz (59) desfilou, na noite de sexta-feira, pelo Centro de Lajeado, com uma camiseta cor-de-rosa. Colado na roupa, um cartaz resumia a maior conquista de sua vida em duas palavras: “Eu venci”.

Há cinco anos, Marlisa foi desafiada a combater o câncer de mama. Foi difícil – “mas não é impossível”, acrescenta. Hoje, separa um dia por semana para, voluntariamente, levar “boas vibrações” aos pacientes que, como ela, travam uma luta diária para combater a doença

Na Caminhada das Sombrinhas, como foi chamada a mobilização que atravessou diversas ruas de Lajeado, estavam junto de Marlisa outras centenas de pessoas – a maioria mulheres, muitas delas vencedoras como a colega de trajeto.

A caminhada foi o início do Parque Rosa, realizado no Parque Histórico, em alusão ao Outubro Rosa – o mês dedicado à prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero.

Na ação, diversas atividades e a presença de profissionais de saúde – todos dedicados a levar mais informações aos visitantes. A prevenção, fundamental em nome da vida, está sempre na ponta da língua de quem trabalha no atendimento a pacientes, ou de quem já enfrentou, ou enfrenta, a batalha.

Entre os destaques, o desfile do moda inclusiva com coleção criada pela designer Milena Fernandes – “Florescer como Frida Kahlo”, inspirada na luta de sua mãe contra o câncer de mama.

Toda a renda arrecadada com o evento será repassada à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado.

O primeiro Parque Rosa contou com o patrocínio da Di Hellen Cosméticos; Sicredi Integração RS/MG; Unimed VTRP; Centro de Oncologia Bruno Born; e Água da Pedra. O apoio foi de Side Filmes; Sesc Lajeado; MSommer Produções; e Centro de Cultura Alemã de Lajeado.

Texto: Ascom HBB