Cultura RS RSS Destaques Teutônia

Passeio da Bombacha ocorre em sua 31ª edição

Desfile evidenciou o tradicionalismo no Bairro Canabarro (Foto: Édson Luís Schaeffer)

As principais ruas do Bairro Canabarro, em Teutônia, foram invadidas pelas cores do Rio Grande do Sul neste domingo, dia 16 de setembro. O Passeio da Bombacha, tradicional em Teutônia, ocorreu em sua 31ª edição e reuniu tradicionalistas do município e região, integrando a programação do Acampamento Farroupilha. Crianças e adultos demonstraram o seu amor ao Estado junto com dezenas de cavalarianos, que foram uma atração à parte durante o desfile.

A concentração ocorreu em frente ao Ieceg/CNEC Teutônia. Às 10h, iniciou o desfile, seguindo pelas ruas Dom Pedro II, Capitão Schneider, 31 de Março, Frederico Gehrardt, Germano Gaussmann, até a sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira dos Pampas, onde a programação seguiu durante o dia.

A promoção do Passeio da Bombacha no Bairro Canabarro é do CTG Porteira dos Pampas e contou com o apoio do Centro Cultural Tradicionalista (CCT) Querência Amada, do Loteamento 8. Outras entidades tradicionalistas de Teutônia e da região também marcaram presença no desfile.

Para o patrão do CTG Porteira dos Pampas, o desfile evidencia o culto às tradições gaúchas. “O desfile vem ao encontro do ensejo da Semana Farroupilha. É a nossa data, a data do gaúcho. Aqui, para o Bairro Canabarro, o desfile vem de uma tradição de anos. Para manter essa tradição viva, o Porteira dos Pampas realiza anualmente este belíssimo desfile”, enaltece.

O tradicionalista Armando Guterres endossa a colocação do patrão. “O Passeio da Bombacha tem como objetivo preservar a cultura gaúcha. Procuramos manter a nossa tradição, revivendo o passado. Chegamos ao 31º Passeio da Bombacha, sendo que é sempre muito aguardado por nossa comunidade do Bairro Canabarro”, frisa.

O Desfile Farroupilha oficial do Acampamento Farroupilha de Teutônia ocorre nesta quinta-feira, dia 20 de setembro. A saída será em frente ao Agrocenter Languiru, no Bairro Languiru, de onde os tradicionalistas seguirão até o Centro Administrativo. Está prevista a participação de cerca de 400 cavalarianos.

Programação segue até dia 21

As atividades e atrações do 2º Acampamento Farroupilha, que segue até o dia 21, se concentram no Pavilhão Multiuso, Galpão Farroupilha e nos piquetes do acampamento. O evento tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura.

Dentre as atrações, estão Luz de Candieiro, Bate Casco, Nativo Serrano, Toque de Vaneira, Os Centauros, Os Serranos e João Luiz Corrêa. No dia 18, ocorre a gravação do programa Fogo de Chão, com o apresentador Alex Camboim e os Serranos. No dia 20, está previsto o desfile dos cavalarianos pelas principais ruas da cidade, com a participação das entidades de Teutônia, além de Westfália, Paverama, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Maratá, entre outros.

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes do povo gaúcho com rodas de chimarrão, comidas típicas e muita música nos piquetes do Acampamento. A programação interna ficará por conta de cada entidade e as atrações musicais e shows ocorrem no Pavilhão Multiuso.

Toda a programação terá entrada franca. A realização é da Prefeitura de Teutônia, através das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio dos Centros de Tradições Gaúchas Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, Centro Cultural Tradicionalista Querência Amada e dos 14 piquetes.

Programação 2º Acampamento Farroupilha de Teutônia

Ø Terça-feira – 18/09

20h – Jantar com os Serranos, promoção do Piquete Popular. Local: Galpão Farroupilha

20h – Gravação do programa Fogo de Chão e show com Alex Camboim, participação de Os Serranos e Grupo Luz de Candieiro e apresentação artística do CTG Rincão das Coxilhas. Local: Acampamento Farroupilha e Pavilhão Multiuso

21h30 – Show com os Serranos -(Ação solidária, com doação de 1kg de alimento não perecível). Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quarta-feira – 19/09

19h30 – Missa Criola. Local: CTG Porteira dos Pampas

19h30 – Gravação do Programa Gente da Terra. Local: Galpão Farroupilha

21h – Fandango com Grupo Nativo Serrano. Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quinta-feira – 20/09

9h30 – Desfile Farroupilha, com entidades, piquetes e escolas (Saída Agrocenter Languiru até o Centro Administrativo)

12h – Costelão. Local: CTG Rincão das Coxilhas

14h – Fandango com Grupo Os Centauros. Local: Pavilhão Multiuso

16h30 – Apresentação artística da Invernadas Pré-Mirim do CTG Porteira dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso

17h – Baile de integração dos piquetes e visitantes com Grupo Toque de Vaneira. Local: Pavilhão Multiuso

18h – Extinção da Chama Crioula

Ø Sexta-feira – 21/09

21h – Apresentação Invernada Juvenil do CTG Porteira Dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso

21h30 – Encerramento do Acampamento Farroupilha e show com João Luiz Corrêa. Local: Pavilhão Multiuso

Texto: Ascom Teutônia