Cultura RS Encantado RSS Eventos Destaques

Peça Seis na Berlinda dá início às apresentações do Encantarte

Grupo vem ensaiando diariamente para apresentar-se por cerca de uma hora (Foto: Divulgação)

O Auditório Itália, no Centro Admnistrativo, neste domingo, a partir das 19h30min, será palco da peça Seis na Berlinda. O espetáculo marca o início das apresentações do projeto Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado, no qual quatro comunidades participam.

A peça é encenada por seis jovens encantadenses, no qual contam a história de seis adolescentes que sofrem algum problema dentro da família ou particular. “Um é portador do vírus HIV, uma é prostituta, outro é usuário de drogas, uma foi abusada pelo pai, o outro é homossexual e um agressivo”, conta Daniel Burghardt, diretor do espetáculo.

O enredo se passa no banheiro da escola. Até o acaso proporcionar que os personagens passem uma noite juntos, sem celular, o grupo não tem vínculo nenhum apesar de estudarem no mesmo local. “No decorrer da apresentação, eles levam problemas pertinentes a nós, que podemos não ter convivência na nossa casa, mas que acontecem ao nosso redor, a intenção é de que nos solidarizemos com o próximo trazendo os problemas sociais que precisam ser discutidos sempre pela sociedade”, destaca Burghardt.

O espetáculo, com entrada gratuita assim como as demais apresentações, é baseado na peça de Helmo Ferrér, do Rio de Janeiro, e foi apresentado no ano passado, durante a Feira do Livro do Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini e muito elogiado pelo público. “Após o evento a ideia era seguir com as apresentações, no entanto só agora surgiu a oportunidade. Porém, três dos atores acabaram desintegrando a equipe e tivemos que buscar substitui-los. Estamos ensaiando todas as noites, pois o formato da peça, sem saída de cena, com extenso diálogo, por aproximadamente uma hora, torna o trabalho dos atores mais difícil, pois eles precisam estar com o texto na ponta da língua, mas está havendo dedicação ao máximo para, mais uma vez, receber da plateia um feedback positivo”, revela.

O projeto
O projeto envolve os moradores dos bairros Nossa Senhora da Saúde (Porto XV), Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes), São Pedro (Centro) e São Carlos (Jacarezinho), propondo a construção de uma peça teatral inédita, a fim de desenvolver as habilidades de profissionais de cada localidade, além de despertar talentos no processo de criação. O intuito é promover, por meio da cultura e da arte, a integração.

Cronograma das apresentações:
Dia 27/05 Comunidade Porto XV;

Dia 03/06 Comunidade Navegantes;

Dia 10/06 Comunidade São Pedro;

Dia 17/06 Comunidade São Carlos.

O projeto cultural Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado, conta com o patrocínio de Divine Chocolates e Sorvetes Sabory e tem o financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom Projeto Encantarte