Esporte Estrela

Pegas e saltos por Estrela

Mais de 60 atletas de oito municípios marcaram presença

Pista municipal sediou a última etapa da Copa RS de Bicicross, segunda principal competição gaúcha

Estrela voltou a ser a capital gaúcha do bicicross neste sábado (26). A pista municipal, localizada no Complexo Esportivo, em frente ao Parque Princesa do Vale, sediou a etapa final da Copa RS. Mais de 60 atletas de oito municípios, muitos deles crianças e jovens em sua primeira experiência competitiva nas pistas, disputaram 12 categorias.

Organizada pela Federação Gaúcha de Bicicross, que por sua vez é vinculada à Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), a Copa RS é a segunda competição mais importante do Estado, que também tem paralelamente o Campeonato Gaúcho – sete etapas. A etapa estrelense teve organização local da Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX), apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e empresas patrocinadoras. Paulo Daltoé, um dos coordenadores da AEBMX, destaca o sucesso do evento. “O apertado calendário do bicicross gaúcho neste fim de ano talvez não tenha permitido a participação de mais atletas, sendo que a nossa etapa também mudou de data. Mas tivemos um excelente nível técnico e conseguimos proporcionar grande participação de novos atletas, inclusive da Escolinha de Bicicross aqui de Estrela.”

Para Daltoé, outro objetivo alcançado foi fazer com que Estrela permaneça no cenário estadual do bicicross, que é muito forte na região dos Vales, e que terá nos dias 23 e 24 de novembro a etapa nacional da Copa Brasil, em Santa Cruz do Sul; e no dia 7 de dezembro a etapa final do Campeonato Gaúcho, em Venâncio Aires. “Claro que nosso desejo é que Estrela figure, além da Copa RS, no calendário do Estadual, do qual já fez parte e que muitos anseiam pelo retorno. Mas temos que fazer as adequações necessárias, como concretar as principais curvas, para evitar de, em dias quentes como o deste sábado, precisarmos molhar a pista de terra a todo momento para dar sustentação e evitar o pó”, ressalta.

Mais informações sobre os campeonatos e a modalidade no site da Federação Gaúcha (www.fgc.com.br) ou através dos clubes municipais. Em Estrela, a AEBMX, com Daltoé (telefone 99637-5420 e e-mail pdaltoe1@gmail.com). A Escolinha de Bicicross de Estrela, é proporcionada pela Smel e funciona nas segundas e quartas-feiras, pela manhã, das 8h às 10h30min, e à tarde das 14h às 16h30min, junto ao Projeto Navegar. São disponibilizas bicicletas, capacetes, e oferecidos lanches, gratuitamente.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela