Serviços Arroio do Meio Destaques

Período para intensificar as ações de limpeza urbana e combate às pragas

Equipe do Departamento de Serviços Urbanos semanalmente executa roçadas em áreas verdes e espaços públicos.

Os Departamentos do Meio Ambiente e do Serviços Urbanos reforçam a importância da colaboração da comunidade na desinsetização de suas casas e roçadas de suas propriedades no verão, visando a maior efetividade no combate às pragas e limpeza urbana. Como ocorre anualmente neste período, muitas reclamações e denúncias são feitas por munícipes à Prefeitura, em decorrência do descaso de alguns proprietários na manutenção e limpeza de terrenos baldios. De acordo com o artigo 34 do Código de Posturas do Município, Lei 01/67, “os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios e terrenos”, frisando que “não é permitida a existência de terrenos cobertos de mato, pantanosos ou servindo de depósito de lixo dentro dos limites da cidade”.

O programa Nossa Cidade, Meu Lar, que rendeu ao Município o prêmio estadual Gestor Público, entre 147 inscritos, é responsável pelas ações de limpeza urbana e combate às pragas, com a participação da comunidade para garantir maior eficiência dos trabalhos. De acordo com a Coordenadora Rose Maria Grassi, a Administração Municipal realizou recentemente a desinsetização dos prédios públicos – postos de saúde, escolas, prefeitura e secretarias – e executa semanalmente roçadas em praças e áreas verdes públicas. Simultaneamente é executado o programa de combate ao mosquito borrachudo na área rural, em parceria com Emater e comunidades, além do monitoramento dos agentes epidemiológicos no combate e prevenção do Aedes aegypti em pontos específicos, o que reflete no Município como um todo.

Segundo dados do setor de tributação do Município, existem mais de quatro mil terrenos regularizados e sem edificações, dentre os quais, muitos em situação de abandono. Diante da situação, a Prefeitura reforça o pedido de colaboração da comunidade na manutenção destas áreas, que potencializam a proliferação de pragas urbanas. A Administração Municipal afirma que está se esforçando para manter a limpeza das áreas públicas, considerando que um terço dos servidores está em período de férias, o que exige priorizar alguns serviços emergenciais.

 

 

 

Fotos: Maica Viviane Gebing

Texto: Assessoria de Imprensa de Arroio do Meio