Artigos - Saúde e Bem-estar

“Peso em harmonia: para muitos, um tesouro no topo da montanha” – por Eliana Giacobbo

Eliana Giacobbo (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas, ou em torno de metade dos brasileiros, estão acima do peso e, portanto, falar e pensar em emagrecimento são situações MUITO comuns, tanto que se colocarmos a palavra “emagrecer” no Google aparece o número aproximado de 18.000.000 resultados, mostrando, assim, ser um desejo de muita gente.

O que pode acontecer para algumas pessoas que, devido a alguma situação ou cultura, foram ganhando peso através de hábitos incorporados ao longo da vida, muitas vezes, sequer sem serem percebidos e que com o tempo resultou, além do ganho de peso, em perda da autoestima, saúde e qualidade de vida.

Sempre é tempo para melhorar e quando queremos muito atingir um objetivo precisamos acreditar que iremos conseguir. Vamos pensar que emagrecer é como buscar um tesouro no topo de uma montanha…. posso olhar para o topo da montanha e imaginar o meu tesouro lá esperando, bem guardadinho lá em cima, lindo, com um brilho intenso, pronto para ser encontrado e oferecer tudo o que ele pode oferecer de melhor …

Então eu posso mirar a montanha e imaginar que, até chegar no topo, eu tenho que passar por vários obstáculos como: riachos, pedras, animais peçonhentos, mau tempo, terreno muito íngreme e perigoso e tantos outros desafios mais e assim desistir de buscar o meu tesouro, pois minha zona de conforto é melhor mesmo me deixando muito mal com isso.

Por outro lado posso imaginar já possuir o tesouro em minhas mãos, já pensar que estou usufruindo todos os benefícios que este tesouro pode me proporcionar, como me sentirei melhor possuindo este tesouro e então nem sequer penso nos obstáculos que preciso enfrentar para chegar no topo da montanha e já parto em busca dele. Não dou muita atenção a cada etapa que vou enfrentando, somente sinto a sensação gostosa de já possuir o meu tesouro em minhas mãos. Cada obstáculo é sentir que estou mais perto do meu objetivo e o caminho fica mais leve e mais gostoso, vou sentindo e vendo o resultado da minha busca.

O que eu estou disposto a fazer: pensar nos desafios, desistir e nunca chegar lá ou pensar no tesouro, no meu objetivo e vou iniciar minha busca, dando um passo de cada vez rumo ao topo da montanha com a certeza que mais dia menos dia eu terei ele em minhas mãos? A escolha é só minha e está nas minhas mãos. O que farei então?

Eliana Giacobbo – Nutricionista Coach de Emagrecimento