Educação Lajeado

Pesquisa da Emef Porto Novo participará de mostra internacional de ciências e tecnologia em 2020

Diógenes Gewehr com alunas que irão participar da Mostratec

Uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Porto Novo, orientada pelo professor de ciências, Diógenes Gewehr, doutor e mestre em Ensino, foi premiada na 2ª Feira Estadual de Ciências Univates e 9ª Feira de Ciências Univates. A pesquisa intitulada “Dieta Detox: desintoxicação do organismo”, desenvolvida em conjunto com as estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, Eduarda Mader Machado, Évelyn Martini da Costa, Karol Carolini de Freitas e professora de Matemática Luciana Comel, que já havia sido contemplada com uma bolsa de iniciação científica na Univates, conquistou uma vaga na 35ª Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec Júnior), que ocorrerá na cidade de Novo Hamburgo, em outubro de 2020.

A Mostratec é a maior do gênero na América Latina, e em 2019 contou com a presença de pesquisadores de todos os estados brasileiros e ainda 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia.

O Dr. Diógenes Gewehr, que desenvolve projetos de iniciação científica desde 2015 com as turmas onde atua, destaca a importância da prática que contribui para a autonomia dos jovens pesquisadores, os quais se tornam mais críticos e reflexivos. Além disso, as pesquisas oportunizam o trabalho em equipe e uma aprendizagem dinâmica e envolvente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, oralidade e escrita.

Além da participação na Mostratec Jr., Gewehr pretende participar com a equipe do Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), evento integrado que acontece junto a Mostratec.

 

Foto de divulgação
Assessoria de Imprensa de Lajeado