RS Encantado RSS Geral

Piccinini condecorado pelo Poder Legislativo

Piccinini com membros da Direção, do Conselho e funcionários da cooperativa que prestigiaram a homenagem (Foto: Divulgação)

Na semana em que a Dália Alimentos completou 71 anos de fundação, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, foi homenageado pelo Poder Legislativo de Encantado. Através de um projeto de autoria do vereador Diego Augusto Pretto, a Câmara realizou sessão solene alusiva ao cooperativismo.

O evento ocorreu na sede do Poder Legislativo, na quinta-feira, dia 14 de junho, véspera do aniversário de fundação da cooperativa. Além de Piccinini, também foram condecorados o idealizador da Cosuel, João Batista Marchese (in memoriam), o ex-presidente da Cosuel, Jatir Mezacasa; o presidente do Conselho de Administração do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé e o presidente da Uniodonto Federação, Irno Augusto Pretto, todos ligados ao cooperativismo.

Durante a sessão foi apresentado um painel sobre a representação do cooperativismo pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que teve a contribuição dos homenageados em um debate com exposição de dados acerca do cooperativismo. Segundo Perius, no Rio Grande do Sul existem cerca de 400 cooperativas com 2,8 milhões de associados e que geram 58,9 milhões de empregos. “O equivalente a 74,5% da população gaúcha está ligada ao cooperativismo e 24,8% é associada a uma cooperativa”, apresentou.

Piccinini reportou-se ao momento enaltecendo a história da Dália Alimentos, que chega aos 71 anos com um quadro social constituído por mais de 4,2 mil famílias associados e 2,2 mil funcionários. “Toda vez que somos homenageados precisamos lembrar que a história se faz com pessoas, as quais, em 1947, fundaram essa grande empresa-cooperativa chamada Dália Alimentos. E esse respaldo é fruto de um trabalho iniciado e estendido por um grupo de pessoas de forma associativa. O cooperativismo une as pessoas e espalha riqueza nas comunidades em que está presente. Tenho o privilégio de presidir a cooperativa por mais de duas décadas e de contar com um grupo que não mede esforços para fazer deste cooperativismo uma ideologia de vida, seguindo os princípios de promover o desenvolvimento econômico e social dos associados e funcionários”.

Saiba mais

O cooperativismo é um modelo econômico-social que gera e distribui riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado. Considerado pela ONU “um modelo de negócios que constrói um mundo melhor”, é uma opção de crescimento econômico que caminha junto com o desenvolvimento social, pautada por valores humanos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.

No Brasil, são 13 os ramos de atuação do cooperativismo: agropecuário, crédito, consumo, educacional, habitacional, infraestrutura, produção, saúde, trabalho, especial, transporte, turismo e lazer e mineral.

Currículo

Gilberto Antônio Piccinini (58) é presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos desde o ano de 1996. É graduado em Administração de Negócios Agroindustriais e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Univates.

Ingressou no sistema cooperativo em 1978, quando associou-se à Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel), Dália Alimentos. Profissionalmente, exerceu funções junto ao extinto Banco Bamerindus S/A. Foi diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Encantado Ltda., no período de 1991 a 2000. Foi vice-presidente da Cosuel de junho de 1994 a maio de 1996.

Exerceu o cargo de conselheiro de Administração do Sistema Sicredi do Rio Grande do Sul no período de 1993 a 1997 e de coordenador da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS), na região do Alto Taquari. Integrou vários conselhos da OCERGS, representando os ramos agropecuário e agroindústria do Estado.

Foi presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do RS (Sindilat) na gestão 2007/2009 e conselheiro deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) na gestão 2009/2013.

Assumiu como presidente da Câmara Temática do Leite na gestão 2010/2014, foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES/RS), conselheiro da FUVATES por duas gestões 2009/2017 e, em fevereiro de 2014, assumiu como primeiro presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL).

Atualmente é vice-presidente da Sicredi Região dos Vales desde o ano 2000, conselheiro fiscal do SESCOOP e dentro da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) assume os cargos de diretor da Indústria e de Relações com a Comunidade.

Texto: Ascom Dália Alimentos