RS Educação RSS Bom Retiro do Sul

PIM recebe doação de livros para desenvolver a leitura com famílias carentes

Alunos do CEJA doam livros ao PIM (Foto: Fernando Dias)

Um gesto de carinho e valorização do próximo reuniu alunos do Colégio Estadual Jacob Arnt (CEJA) e monitores do programa PIM (Primeira Infância Melhor) de Bom Retiro do Sul, para a doação de livros infantis.

A doação foi feita pela biblioteca do CEJA na tarde da terça-feira, 16, ao PIM. Conforme a professora Clarisse Gravina, entre os livros, muita já haviam sido doados à biblioteca por alunos da escola, que agora repassaram ao PIM para que mais famílias possam ter acesso ao conhecimento e a prática da leitura familiar.

“A biblioteca realiza mensalmente a hora do conto para as turmas das series iniciais. No mês da criança, a história foi ‘O gigante egoísta’, de Oscar Wilde, que dá uma lição de generosidade, pois o gigante percebe que na primavera, os pássaros e as flores só retornam ao seu jardim quando ele permite que as crianças brinquem no jardim que ele construiu”, explicou Clarisse sobre a reflexão que o livro levou aos alunos.

A ideia de doar os livros ao PIM surgiu durante um encontro do “Clube de Leitores” que ocorre na biblioteca sempre na terceira quarta-feira do mês. Entre os participantes, duas monitoras do PIM são membros, onde mostraram a importância de ter o material de leitura como apoio ao trabalho do PIM.

Segundo Clarisse, todas as pessoas da comunidade bom-retirense podem participar do Clube de Leitura, no horário entre 19h30 e 21h na biblioteca do CEJA.

Com a sugestão de doação aprovada, os alunos do quarto ano do CEJA, junto com a professora Letícia Machado, e os alunos do quinto ano, da professora Elaine Zeni, foram convidados a praticar um gesto de generosidade, onde doaram 100 livrinhos infantis destinados a crianças menores atendidas pelo PIM.

Para as monitoras do PIM, a falta de leitura já havia sido constatada junto às famílias, onde a maioria não tinha acesso a livros. Com esta doação, o PIM irá oferecer para as mais de 60 famílias atendidas, a oportunidade de praticarem a leitura e mostrar a importância dos pais lerem para seus os filhos, para que as crianças cresçam com mais conhecimento e tenham um melhor desenvolvimento.

Troca de experiências:

Dentro do constante processo de capacitação pelo qual os monitores do PIM devem ter, para melhor acolher as famílias, um encontro no dia 10 reuniu monitores do PIM de Bom Retiro do Sul e de Estrela.

No encontro, as monitoras fizeram uma troca de conhecimentos, ideias, experiências e discutiram situações de como superar as dificuldades encontradas no dia a dia no trabalho de acolhimento das famílias.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul