Solidariedade Natal Estrela

Pinheirinho Solidário em prol da menina Lívia Teles

Pinheiro está inicialmente sem enfeite algum, mas será decorado a partir de doações espontâneas e livres

Árvore de Natal da Prefeitura de Estrela visa incentivar espírito natalino e também solidário em prol da garota de Teutônia

Será montado, a partir desta sexta-feira (22), o pinheiro de Natal da Prefeitura de Estrela. A diferença deste em relação ao dos anos anteriores e da maioria dos espalhados pelo município é o que o mesmo estará inicialmente todo verde, sem nenhuma enfeite, decoração ou presente. O “Pinheirinho Solidário”, como já está batizado, tem proposta diferente. Será decorado gradualmente a partir de doações espontâneas e livres que serão revertidas em favor de Lívia Teles, menina de apenas 1 ano, de Teutônia, que precisa arrecadar até R$ 9 milhões para compra de medicação que pode salvar sua vida.

O pinheiro, vazio, já está montado na entrada principal do prédio da prefeitura. A proposta é que cada servidor, morador do município ou visitante que for ao local faça, a partir desta sexta-feira (22), uma doação espontânea, livre e anônima em uma urna que estará ao lado da árvore. E assim sinta-se convidado a escolher objetos de decoração que também estarão à disposição no local para então enfeitarem o símbolo natalino. Ao fim do período, o dinheiro arrecadado será doado em sua totalidade à menina teutoniense. Desde os 4 meses, Lívia foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME), que causa perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral. A busca é por ajuda para conseguir custear a vacina da cura para doença, que é considerada rara. Segundo Anderson Teles, pai da menina, o laboratório indica que a aplicação seja feita até os 2 anos de idade, portanto, o valor precisa ser arrecadado antes de outubro de 2020.

Campanha em prol da Menina Lívia Teles será foco do Pinheirinho Solidário de Estrela / arquivo familiar

Diversas ações beneficentes já são realizadas por entidades e outros meios em toda a região. Para o secretário de Administração e Recursos Humanos de Estrela, Jônatas dos Santos, um dos idealizadores da proposta, o objetivo é reforçar o espírito natalino com um de seus maiores focos: a solidariedade. “Pretendemos não apenas deixar nosso ambiente de trabalho e que recebe muitos visitantes todos os dias mais bonito, enfeitado e de acordo com o espírito da época, e sim também incentivar e oportunizar meios de fazer com que todos possam exercer a solidariedade mais uma vez, o que é muito comum por parte de nosso povo”, justifica. “O fato de a Lívia não ser estrelense não restringe este ato, pois não devemos para tanto ter barreiras municipais, ainda mais envolvendo o bem-estar de seres humanos, principalmente crianças”, avalia.

Diante de toda a situação, diversas ações estão sendo realizadas regionalmente para ajudarem a menina. Ao ser informada do objetivo da campanha estrelense, Luana Diehl Teles, mãe de Lívia, já se mostrou agradecida. “Ficamos muito felizes. É difícil mensurar nossa gratidão pela iniciativa. Fique a árvore bastante enfeitada ou não, já somos felizes apenas pela atitude. Claro que vamos torcer para que a mesma acabe bastante enfeitada”, define. Para compartilhar um pouco da história de Lívia, a família criou uma conta no Instagram, onde divulga rifas, sorteios e atividades beneficentes. O perfil é a @liviatls.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela