RS RSS Roca Sales Rural

Piscicultores de Roca Sales participam de terceira etapa de capacitação

Intuito foi promover a troca de experiências e de conhecimentos para o fortalecimento da piscicultura no município(Foto: Divulgação)

Um grupo de piscicultores de Roca Sales participou na última quinta-feira (11), na Câmara de Vereadores, da terceira etapa de uma série de capacitações que têm sido realizadas com produtores de peixes do município. Parte das ações do Programa RS Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) – que construiu por meio de convênio com a Emater/RS-Ascar, 28 açudes beneficiando 22 agricultores do município – a qualificação tem o objetivo de promover a troca de experiências e de conhecimentos para o fortalecimento da piscicultura em Roca Sales.

Neste terceiro módulo, o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, João Sampaio, repassou aos participantes informações sobre as espécies criadas em sistema semi-intensivo para o policultivo de carpas, sobre o manejo dos viveiros e sobre doenças e parasitas. Nos dois módulos anteriores, os assuntos abordados envolveram a introdução de alevinos, a população total dos açudes, a qualidade da água, alimentação dos peixes e os possíveis predadores. Outras atividades estão previstas até o final do ano em data e local a serem definidos.

Para o piscicultor Telmo Bernstein, de Linha Fazenda Lohmann, as atividades têm auxiliado no sentido de qualificar a produção. “Muitas vezes temos dúvidas, especialmente em temas relacionados ao manejo da água e aqui temos a oportunidade de solucioná-las”, comenta. Na propriedade em que mora com os pais estão dispostos 11 açudes, sendo três construídos recentemente, por meio do convênio com o Estado, que foi o responsável pela cessão do maquinário para a execução das obras. “São investimentos que me motivaram, inclusive, a retornar para a propriedade”, ressalta.

Com uma caminhada de mais de 20 anos, Roca Sales é hoje um dos principais produtores de pescados do Vale do Taquari, com cerca de 80 toneladas por ano. “Nesse sentido, dada a importância da atividade na esfera estadual, busca-se a permanente qualificação dos piscicultores”, avalia o extensionista da Emater/RS-Ascar, Deoclesio Piccoli. O evento também foi prestigiado pelos representantes da SDR, Carlos Alberto Brigoni e Bruna Bittencourt da Costa.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado