Meio Ambiente RS RSS Arvorezinha

Placas de conscientização sobre o descarte irregular de lixo são colocadas na cidade

Objetivo é orientar os moradores sobre o risco do descarte incorreto de materiais em áreas públicas, bem como a importância da preservação do meio ambiente (Foto: Divulgação)

A Administração Municipal de Arvorezinha, por intermédio da Secretaria Agricultura, Ecologia e Meio Ambiente com apoio da Secretaria de Obras, realizou a instalação de placas de conscientização a respeito do descarte irregular de lixo e entulho nos bairros e centro da cidade. A ação tem como objetivo orientar os moradores sobre o risco do descarte incorreto de materiais em áreas públicas, bem como a importância da preservação do meio ambiente.

O secretário da Agricultura, Ecologia e Meio Ambiente, Angelo Viega destaca a importância da colaboração dos moradores. “É indispensável que o munícipe auxilie a prefeitura a manter a cidade limpa, não jogando materiais em locais proibidos ou deixando-os expostos em vias públicas. Além de prejudicar o meio ambiente, o descarte irregular também pode complicar a saúde”, afirma Viega.

Ainda segundo o secretário, o descarte irregular de lixo em Arvorezinha ocorre em diversas regiões cidade. “Este ato prejudica o meio ambiente e as famílias que vivem ao redor dessas áreas. Estamos conseguindo resultados positivos, principalmente em praças, jardins e alguns pontos. É uma maneira de conscientizar o cidadão”, disse.

A intenção não é aplicar a multa e sim levar à preocupação e à conscientização do ato irregular, pois a prática além de poluir o meio ambiente, lesa o município, cria lixões clandestinos, prejudicando assim toda a comunidade.

O recolhimento do lixo orgânico no centro e nos bairros é nas segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 19h. E o lixo reciclável no centro é nas terças-feiras e nos bairros nas quintas-feiras, a partir das 19h, e no interior na última quinta-feira do mês.

Já o recolhimento de entulhos que são, restos de concreto, cerâmica, mármore, e os demais resíduos provenientes de reformas, construções ou demolições ocorrem todas as sextas-feiras.

Texto: Ascom Arvorezinha