Artigos - Geral

Planejamento de carreira para 2019 – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

O início do ano é a hora de fazer um balanço e já planejar as metas profissionais dos próximos 12 meses. Se você ainda fez, esse é um excelente momento do ano para pensar o que você quer para sua vida profissional.

Em 2019 quero conseguir uma promoção, quero pedir aumentos salarial, e também fazer uma especialização na área que atuo. Planejamento é tudo, não é mesmo?

É fundamental que a gestão da carreira seja um ato contínuo, planejar seus projetos e programas de autodesenvolvimento, para entender os objetivos que fazem sentido para sua vida.

Pessoas que possuem um plano de carreira tendem a se sentirem mais felizes com suas vidas profissionais

Veja as dicas para um bom planejamento de carreira:

  • Pesquise o mercado em que está atuando ou deseja atuar e faça um comparativo entre o que o mercado exige, por meio das vagas de emprego divulgadas em sites e redes sociais e suas qualificações. Os gaps encontrados nesse comparativo são os indicadores daquelas competências que você precisa desenvolver. Busque cursos para fazer durante parte de suas férias.
  • Invista no desenvolvimento de competências comportamentais, elas são diferenciadoras nos processos seletivos. Fazer uma autoanálise sobre esses aspectos vai ajudar você na identificação de cursos ou metodologias para desenvolver ou aprimorá-las. Seja comunicação efetiva, capacidade de negociação, seja em solução de problemas.
  • Construa uma rede de relacionamentos, uma vez que é justamente por meio desses contatos que o profissional estabelece parcerias, troca ideias, fica por dentro das novidades do mercado e é indicado para vagas de emprego e promoções. Fazer networking, portanto, vai muito além de conhecer pessoas: trata-se de estabelecer relações dentro do mercado de trabalho.
  • Capacidade para autogestão também é sinal de maturidade profissional. Não precisa de ninguém lhe dizendo o que você precisa ou deve fazer. Defina ações com prazos para realização e certifique-se de cumpri-las. Reserve parte do seu tempo para ir a fóruns e congressos, nesses eventos, além de aprender e se atualizar, você ainda pode ampliar sua rede de contatos, o que é uma atitude sempre positiva quando se pensa em carreira.

Ótimo semana!

Márcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.