Artigos - Geral

Planejamento Pessoal – por Márcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Você quer ter uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seu maiores sonhos?   Você já pensou sobre a importância que um bom planejamento pode exercer em várias áreas de sua vida? Você costuma fazer planos para conseguir o que deseja?

Assim como as empresas planejam seu futuro, a vida de cada pessoa também pode ser planejada. O planejamento pessoal, ou planejamento estratégico pessoal, é um plano estruturado de ações e controles que visam direcionar a pessoa na tomada de decisões e na execução das atividades do dia a dia, focado nas metas estabelecidas.

O planejamento pessoal nada mais é que uma ferramenta para auxiliá-lo a se organizar, a fim de conseguir realizar os seus maiores sonhos, considerando seus compromissos já assumidos, otimizando seu tempo e dinheiro.

Por meio desse planejamento, também é importante definir a carreira profissional deseja seguir e como se preparar para desenvolvê-la, caso ainda não esteja atuando na área dos seus sonhos, ou querendo mudar de área.

As pessoas me perguntam: Por que devo fazer um planejamento pessoal? A resposta é muito simples: para você assumir o controle sobre a sua vida.

Neste artigo, apresento 5 dicas que vão te auxiliar a fazer um bom planejamento pessoal e alcançar seus objetivos:

  1. Defina suas metas: Deseja fazer uma especialização na sua área de atuação e está disposto a abrir mão de alguns fins de semana? Gostaria de viajar com a família nas férias e, para isso, vai economizar? Reflita e defina o que é mais importante, anotando tudo o que você deseja e determine-se a alcançar as metas.
  2. Organize e Registre seus objetivos: Pode ser na agenda, em planilhas ou blocos de notas do celular. O importante organizar as informações e registrar (de preferência em algum local visível) o que que você deseja para os próximos meses. Uma boa estratégia é compartilhar os seu desejos com alguém.
  3. Seja realista: Trace objetivos que podem, de fato, ser alcançados. Graus de dificuldade muito elevados tendem gerar frustações. Se você deseja “assumir o cargo de Diretor da empresa”, é aconselhável mirar num alvo mais viável, quem sabe os cargos de coordenação ou gerência da área estejam mais próximos de você nesse momento.
  4. Tenha foco: se você realmente quer chegar a algum lugar precisa manter-se no caminho certo. Significa dizer que você precisa ter foco e fazer o que precisa ser feito, sem desculpas.
  5. Acredite no seu potencial: O simples fato de traçar uma meta, qualquer que seja, já significa sair da zona de conforto e dar o primeiro passo para alcançá-la. Tenha pensamentos positivos, se esforce e acredite que você é capaz de colocar as ações do seu plano em prática.

E lembre-se: Um planejamento pode ser realizado para curto, médio e longo prazo. Por isso não se prenda a questão de quanto tempo você levará para concretizar um objetivo, pense principalmente no quanto ele é significativo em sua vida e a satisfação que irá te proporcionar!

Ótima semana!

Márcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.