Meio Ambiente Mato Leitão

Plano de gestão resíduos sólidos aprovado

Na sessão ordinária do Legislativo, na última terça-feira, 30, os vereadores aprovaram o projeto do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado a partir do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A revisão contempla um horizonte de 20 anos.

A proposta aprovada apresenta um diagnóstico atual da situação nas áreas de esgoto, drenagem, água, limpeza urbana e resíduos sólidos. O estudo foi amplamente discutido pelos profissionais técnicos da Prefeitura, assim como pela comunidade, através de audiência pública.

O manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos, ainda se constitui em um dos maiores problemas do país. O novo planejamento identifica os problemas, aponta soluções, as alternativas tecnológicas e estabelece prazos de atuação.

LIXO

A análise do lixo produzido no Município (gravimetria) integra o plano. Levantamento realizado pela empresa Urbana Logística Ambiental do Brasil (Porto Alegre), a estimativa que cada habitante de Mato Leitão produza quase 600 gramas de lixo/dia.

BAIXADOS

Estão baixados para análise na Câmara dois projetos que concedem incentivo industrial: PSG Comércio e Importação de Auto Peças e Acessórios Eireli; empresa Odair da Conceição Oliveira que atua no ramo de recolhimento e recuperação de sucatas de materiais metálicos e plásticos.

 

SAIBA MAIS

GESTÃO INTEGRADA

Para o desenvolvimento foram consideradas as diretrizes da lei federal nº 11.445/2007 e seus respectivos decretos regulamentadores que institui a Política de Saneamento Básico no Brasil.

 

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão