Rural - Agricultura Lajeado

Plano Safra 2019/2020 é tema de reunião em Lajeado

Representantes da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi Integração, estiveram reunidos na última sexta-feira (12/07), na sede da cooperativa, em Lajeado. O objetivo do encontro foi o de alinhar as ações entre extensionistas e operadores de crédito com vistas a qualificar a aplicação do Plano Safra 2019/2020, atualizando as informações e estabelecendo as diferenças em relação aos planos anteriores. Como pontos de pauta estiveram as fontes de recursos para a cooperativa, os números previstos para o biênio 2019/2020, os alinhamentos relativos as operações de custeio e de investimento, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o uso do sistema de coordenadas geodésicas.

Para o assistente técnico regional em Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin, as reuniões com representantes da cooperativa Sicredi – que representam mais de 70% dos projetos feitos pela Instituição – são importantes, uma vez que a integração certamente representará uma qualificação no trabalho. “Nesse caso certamente o maior beneficiado será o agricultor familiar que passa a ter as informações corretas a respeito das operações relacionadas ao crédito”, avalia. A uniformidade do discurso e a superação de eventuais dificuldades também justificam as reuniões.

A importância do crédito para a região pode ser traduzida em números, já que, somente no ano agrícola de 2018/2019, foram 5434 projetos encaminhados pela Emater/RS-Ascar que aportaram para os 55 municípios dos vales do Taquari e Caí, mais de R$ 220 milhões. Para este ano a projeção é de que sejam contratados mais de cinco mil projetos. “Nunca é demais lembrar que um bom projeto de crédito pode representar, inclusive, a continuidade das atividades para as famílias rurais, com renda, melhoria de condições de trabalho e aumento da qualidade de vida”, salienta o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli.

Também participaram do encontro, os assessores da cooperativa Sicredi, Ruan Berghahn e Daniele Closs Bünecker, além do supervisor da Emater/RS-Ascar, Álvaro Mallmann. Outras duas atividades, nos mesmos moldes, foram realizadas nos municípios de Teutônia e de Encantado no começo desse mês. Todas as informações alusivas ao último, e recém-lançado, Plano Safra, podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald