Artigos - Educação

Planos a longo prazo: pensar hoje para executar amanhã

O pensamento a longo prazo nos faz planejar o que queremos alcançar (Foto: Divulgação)

Você já parou para pensar como, em muitas ocasiões, agimos de forma imediatista, sem pensar muito nas consequências ou resultados futuros? E como na maioria das vezes nos arrependemos por atitudes assim?

Culturalmente não fomos ensinados a fazer planos de longo prazo. E isso dificulta a tomada de decisões, ou a forma de tomarmos a decisão mais acertada. O que pode causar alguns problemas no decorrer da nossa vida.

Lembro-me de quando fui estudar pela primeira vez sobre Planejamento Estratégico e Plano de Negócios.

Aquilo parecia impossível para mim naquela época. Mas, como em tudo na vida, conforme você vai estudando, aprofundando e praticando, aquele emaranhado de coisas sem sentido começa a fazer sentido e você começa a perceber os resultados extraordinários que um bom planejamento faz na sua vida.

E isso vale para o lado profissional e pessoal.

Pensamento a longo prazo

O pensamento a longo prazo nos faz planejar o que queremos alcançar. Criamos metas, mini-metas, tarefas diárias, senso de organização e disciplina.

Controlamos nosso comportamento de acordo com os objetivos traçados e quando algo está fora do desejado, podemos corrigir o caminho, mudarmos as ações, alinharmos novamente com o nosso objetivo maior.

Dessa forma, quando preciso decidir sobre algo, uso como base o planejamento que estabeleci para ser atingido e posso avaliar como cada decisão afetará o rumo para alcançá-lo.

Isso faz muito sentido quando planejamos nossa vida financeira. Queremos, com o andar da idade, realizar nossos sonhos, constituir família, ter tranquilidade e segurança para mantermos nosso padrão de vida na velhice.

Se você não quer depender apenas da Previdência Social na sua aposentadoria, comece a planejar os seus investimentos hoje.

Crie planos e metas para serem cumpridos até você chegar na idade em que deseja se aposentar.

E me refiro à aposentadoria como o momento em que não precisamos mais trabalhar para sustentar o padrão de vida que escolhemos, pois há renda vinda de investimentos que fizemos lá atrás que hoje nos sustentam.

Para tanto, é necessário o pensamento de longo prazo. Precisamos planejar no tempo presente o nosso futuro.

Quanto mais cedo começamos nosso planejamento, mais facilitado nosso futuro será.

Luciano Fontana é empresário e fundador da Lume Centro de Educação Profissional. Apaixonado por educação e finanças, tem como objetivo ajudar as pessoas na transformação da sua vida financeira.