Educação Teutônia

Planos de Estudos das Escolas é discutido entre professores de Teutônia

Dia D da BNCC ocorreu no dia 13, na EMEF Professor Teobaldo Closs

Formação integrou o Dia D da Base Nacional Comum Curricular

No dia 13 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Teobaldo Closs, no Bairro Canabarro, sediou o Dia D da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com formação para os professores do Sistema Municipal de Ensino e das escolas estaduais de Teutônia. A iniciativa teve como objetivo informar sobre implantação da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), que estão inseridos nos Planos de Estudos das Escolas e que entram em vigor em 2020.

A implantação da BNCC e RCG requer a revisão de documentos legais das escolas, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar e a revisão de conceitos e práticas de sala de aula. Por isso, foi organizado  Dia D, datas em que as equipes pedagógicas das escolas municipais e estaduais, juntamente com professores e demais profissionais da educação, promoveram estudos para apropriação de conceitos e revisão de documentos.

O Dia D realizado no dia 13 seguiu uma orientação da Equipe Pró-BNCC/RCG, composta por representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação (CEE), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretaria Estadual de Educação.

Na oportunidade, os professores Arminda Regina Hepp, Arnildo Grützmann, Antônio Carlos da Silveira, Daniel Fey, Evandro Biondo, Elisete Eckert, Fabrício Hartmann, Juciane Ebbing, Katia Cilene Rex, Karla Heller, Karli Heller, Raquel Soares e Rosely Schneider dirigiram oficinas organizadas por componentes curriculares e um grupo de gestão. Esses professores compartilharam informações colhidas numa formação anterior da qual participaram com grupos regionais.  

De acordo com a secretária de Educação, Rosana Schneider Ruhrwiem, os encontros oportunizam um momento de diálogo e estudo entre os professores e gestores. “Sabemos que é preciso rever continuamente a prática pedagógica por meio da postura de reflexão e ação. O Dia D é fundamental para compartilhar saberes e dúvidas, um espaço para crescimento da educação no município”, frisa.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO E FOTO: Larissa Santos
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia